quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A metamorfose do comandante Lula

 


Clique para Ampliar
O técnico Lula Pereira chegou ao Vovô prometendo um time mais vibrante
KID JÚNIOR
 
O técnico Lula Pereira estreia pelo Ceará hoje contra o Icasa no PV já buscando dar nova cara ao time no Estadual
Por coincidência, pelo segundo ano seguido no Estadual, o Ceará estreará um novo técnico contra o Icasa. E nas duas vezes Dimas Filgueiras deixou o cargo. Não pelos resultados anteriores - goleadas aplicadas sobre Crato (4 a 0) e Itapipoca (3 a 0) -, e sim por problemas de saúde.Em 2011, Vágner Mancini estreou no Vovô goleando o Verdão do Cariri por 4 a 2 no Domingão, e acabou campeão. Este ano, pela 10ª rodada, às 20h30, no PV, é a vez de Lula Pereira, contratado na última sexta-feira. Para o torcedor mais otimista, um bom presságio. Para Lula, a única fórmula é trabalho. "Chego ao Ceará para ser campeão. Quero o bi-estadual e depois subir para a Série A".

E para iniciar com o pé direito, Lula pretende mudar o estilo de jogo do Ceará. Mesmo elogiando a metodologia de Dimas, o novo técnico quer um time mais marcador e raçudo. "O Dimas tem uma metodologia e eu tenho a minha. Temos muito em comum, mas chego com meu jeito de ser e a minha forma de jogar. Ainda não posso cobrar os jogadores aquilo que quero, pois o tempo de treinamento comigo foi curto, mas quero um Ceará mais vibrante, dentro de suas tradições", explicou.

Se depender do discurso dos jogadores, Lula Pereira verá mesmo um time mais vibrante dentro de campo. "O Lula conversou com todo o grupo e deixou claro que quer um time pegador, mas que também saiba jogar. A gente sempre atuou para frente e agora vamos manter isso, mas priorizando também a marcação", disse o lateral-direito Apodi.

Heleno também reforçou o pensamento do treinador. "A marcação tem que ser prioridade no Ceará", disse.

Formação

A primeira mudança é no esquema tático. Sai o 4-3-3 de Dimas e entra o 4-4-2 de Lula. O novo técnico, muito pelo desfalque de Mota, expulso no jogo anterior - escalou apenas Felipe Azevedo e Romário no ataque. Para compensar a baixa no ataque, dois meias foram escalados: Leandro Chaves e Rogerinho, que volta a ser titular.

Para compor a zaga, Lula não quis arriscar e manteve a dupla que Dimas estava escalando: Daniel Marques e Heleno, que continua improvisado. O volante, que virou um "quebra-galho" na defesa, foi elogiado pelo novo técnico. "Mesmo improvisado, ele é o cara certo para exercer a função.

Sem Juca, suspenso, João Marcos e Everton serão os volantes. Outro desfalque do Vovô é na lateral-esquerda: sem Eusébio, lesionado, Paulo Sérgio - que atua na direita - será improvisado, já que o especialista Romano não agradou. Apodi continua na lateral-direita.

No gol, Fernando Henrique está confirmado, mesmo tendo dado um susto na comissão técnica no treino de ontem. O jogador deixou o treinamento com um desconforto muscular na coxa e foi poupado do restante da atividade. O camisa 1 tranquilizou a torcida. "É só um desconforto muscular. São dores que aparecem pelo número de jogos, mas eu vou para o jogo", Fernando Henrique, que iniciou o tratamento ainda na concentração.

SAIBA MAIS

Em 2011
No dia 6 de abril de 2011, o técnico Vágner Mancini - substituindo Dimas Filgueiras - estreou contra o Icasa no Domingão, pela fase classificatória do returno do Estadual, vencendo por 4 a 2. Os gols da partida foram de Marcelo Nicácio (dois), Geraldo e Thiago Humberto, para o Ceará, e Fábio Lopes e Marciano para o Icasa

Ranking
A Conmebol divulgou seu ranking de clubes filiados e manteve o Ceará como um dos 100 melhores do continente. O Vovô é o 92º no ranking, o 18º melhor brasileiro e um dos três únicos nordestinos listados.

No total, o "Vovô" soma 17 pontos, por conta de sua atuação na Copa Sul-Americana de 2011. O melhor nordestino é o Vitória, em 69º

Icasa terá mudanças contra o Vovô
Atualmente em nono na classificação, com sete pontos, o Icasa tenta recuperar-se na tabela de classificação do Campeonato Cearense de 2012 para afastar de vez o fantasma do rebaixamento - tendo em vista que a equipe caririense está apenas a dois pontos do último colocado na competição, o Itapipoca.

Sem muitas opções para escalar o elenco titular do Verdão do Cariri, por conta da saída de alguns atletas e da presença de outros no departamento médico, o técnico Oliveira Lopes promoverá apenas duas alterações na equipe para hoje.

O atacante Lobão encontra-se lesionado e é desfalque certo no alviverde caririense. Para a sua vaga, o comandante icasiano utilizará Marcelo Bráz. Já para a vaga do lateral-esquerdo Janílson, que acabou acertando com o Guaratinguetá/SP, Oliveira irá testar o atleta Neto. Quem retorna hoje é o lateral-direito Jucemar, que cumpriu suspensão na rodada passada.

Crise

Com apenas duas vitórias em oito jogos e vindo de duas derrotas seguidas (para Horizonte, uma goleada de 5 a 0, e Fortaleza, pelo placar de 2 a 1), o Verdão do Cariri tenta afastar os resquícios de crise que ainda rondam a equipe alviverde após o pedido de renúncia por parte do atual presidente Cicero Damião. Na última sexta-feira, 17, ele acabou voltando atrás e afirmou permanecer no cargo.

De acordo com uma nota divulgada no perfil oficial do clube no Facebook, a desistência se deu por uma discordância em relação à escolha do seu substituto. "Ele soube que quem assumiria o seu lugar seria José Hilton Pereira e não mais o presidente do Conselho Deliberativo, Vilar, assim como queria ele (Cicero Damião) e Zacarias (Silva, ex-presidente)", afirmou a nota.

O dirigente anunciou que deixaria o cargo de presidente após a goleada sofrida contra o Horizonte. Tudo devido ao protesto dos torcedores, que chegaram a pichar os muros do Centro de Treinamento Praxedão, em Juazeiro do Norte, pedindo a saída do mandatário.

Demissão

Também cogitou-se a saída do técnico Oliveira Lopes, que está no comando da equipe desde o início da pré-temporada. No entanto, o treinador, que já havia deixado o cargo à disposição, acabou permanecendo no clube. "Temos que trabalhar e lutar por resultados melhores, pois acredito que a gente não poderá ficar para sempre nesta situação. Há de vir momentos melhores. Enquanto isto, vamos fazendo o nosso trabalho", afirmou o treinador Oliveira Lopes.

Além das duas vitórias na competição, o alviverde caririense ainda soma cinco derrotas e um empate no retrospecto.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário