segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Funceme prevê mais chuvas no Estado

Clique para Ampliar
Nas ruas de Juazeiro do Norte, a população já não sai mais de casa sem levar o guarda-chuva. Funceme prevê, a partir de agora, precipitações pluviométricas com maior regularidade  YAÇANÃ NEPONUCENA
 
Crato. Com a chegada do fenômeno da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que atua no Ceará geralmente entre os meses de fevereiro e maio, a Funceme estabelece o início da quadra invernosa no Estado. "Essas chuvas representam o início da estação chuvosa. Estamos entrando em uma fase mais favorável, onde as chuvas tendem a ocorrer com mais frequência", disse a meteorologista da Fundação, Priscila Lima.
A partir de agora, podem acontecer chuvas isoladas em todo o Estado. Em algumas regiões, a possibilidade de grandes precipitações é ainda maior. A previsão é de chuvas mais significativas em toda a faixa litorânea, região da Ibiapaba, Maciço de Baturité, Jaguaribe e na região do Cariri. Até o momento, o volume de chuvas está abaixo da média registrada no ano passado. Mas, os dados não fogem à normalidade. Segundo a Funceme, a quantidade está dentro do que era esperado para o período.

Devido a um sistema denominado de oscilação 30-60, que estava desfavorável às chuvas no Nordeste, entre os meses de janeiro e início de fevereiro, as chuvas este ano demoraram mais a acontecer. Climatologicamente, a Funceme avalia que as chuvas devem ter uma certa continuidade. No entanto, o órgão não tem como precisar se elas vão permanecer até o próximo mês de maio, quando costumeiramente é finalizada a quadra invernosa. A recomendação é que os agricultores fiquem atentos ao segundo prognóstico que será divulgado para a quadra chuvosa de 2012.

Na região do Cariri, a chegada das chuvas estava sendo bastante esperada pelos agricultores. Eles, geralmente, iniciam os plantios a partir do mês de dezembro. Este ano, os que não seguiram as recomendações da Funceme perderam até 80% de suas safras. No Município de Crato, existe um temor com relação ao período chuvoso, a época acende o alerta para prevenção contra novas enchentes. No momento, a preocupação é quanto a obra de reconstrução do cenário de desastre do canal do Rio Grangeiro, parcialmente destruído durante as cheias de janeiro de 2011.

Na região Centro-Sul, depois de quase um mês sem registro de precipitações, voltou a chover, ontem, para alegria dos agricultores. O clima mudou. O dia permaneceu nublado com temperaturas amenas. De acordo com o Boletim da Funceme, a maior chuva foi registrada em Lavras da Mangabeira, 77 milímetros, depois Cedro, 52mm; Orós, 46mm; Várzea Alegre, 24mm; Icó, 11mm e Iguatu, 7mm.

Os produtores rurais vivem a expectativa do início da quadra invernosa na região. O veranico registrado na primeira quinzena deste mês deixou alguns agricultores preocupados e atrasou o trabalho de preparo de terra.

"Se as precipitações permanecerem com regularidade a partir de agora, o serviço de corte de terra será intensificado a partir deste fim de semana", observou o gerente regional da Ematerce, Joaquim Virgulino Neto.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Natália Feitosa, disse que estava preocupada com o atraso do inverno. "Esperamos que a partir de agora comece pra valer e que venham boas chuvas".

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Avenida Rui Barbosa,1246, Bairro Aldeota
Telefone: (85) 3101.1088

Nenhum comentário:

Postar um comentário