segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Beberibe registra maior chuva do ano



Clique para Ampliar
Foram 52 cidades com chuva, como em Ibaretama, onde teve inundação FOTO: ALEX PIMENTEL
 
Fim de semana foi de muita chuva nos Municípios do interior, com inundações na zona rural
Ibaretama. O fim de semana foi com muita chuva, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Até o fim da tarde de ontem havia chovido em 52 Municípios do Ceará. A maior precipitação foi registrada no Boqueirão do Cesário, em Beberibe, no Litoral Leste, com 180mm.Mesmo sendo a maior chuva do ano até agora, a Prefeitura não registrou graves incidentes provocados pela precipitação, até o fechamento desta edição. Segundo o secretário de Agricultura do Município, França Vieira, a chuva não afetou a sede da cidade. "Boqueirão do Cesário é uma área pouco habitada", afirmou, complementando que desconhecia a ocorrência de maiores impactos. No entanto, a coordenação estadual da Defesa Civil registrou que algumas estradas que ligam Beberibe a outras localidades estavam alagadas.

Em Flores, no Município de Ipu, na região da Ibiapaba, as precipitações chegaram a 143mm. Segundo a Funceme, a região do Vale do Jaguaribe foi onde choveu mais, com 406mm distribuídos em 10 Municípios.

Em Ibaretama, pluviômetros registraram 140mm de precipitação, conforme constatou o técnico em Agropecuária Ednaldo Calixto. Oficialmente, a Funceme contabilizou 103mm. Na Fazenda Santa Rosa, situada na localidade de São Paulo, zona rural deste Município, parte de uma casa desabou. O agricultor José Ferreira da Silva, 52 anos, a esposa Aires Ferreira da Silva e os oito filhos passaram momentos de aflição. Segundo o casal, foram mais de 12 horas de chuvas. Eles temiam que o restante da casa desabasse.

Noutra área de Ibaretama, à margem da CE-359, crianças trocaram o futebol pelo o "aquabol", como definiram a brincadeira no início da manhã de ontem. Foi como o campo da comunidade ficou após a enxurrada registrada na região no dia anterior. Um dos garotos chegou a comentar: se chove um pouco mais a gente ia brincar daquele esporte olímpico de piscina. Ele se referia ao polo aquático. O campo está situado em uma área de baixio, próximo a um córrego. No Sertão Central, além de Ibaretama, onde muitas cisternas de placa até transbordaram, houve registro de chuvas somente em Quixadá, pouco mais de 11mm. Mesmo assim, foi o suficiente para algumas cisternas também receberem água.

Há dias moradores aguardavam a chegada dos carros-pipa. Mesmo assim em alguns distritos como Cipó dos Anjos, há cerca de 40Km do Centro de Quixadá, a situação ainda é considerada crítica. Falta água para o consumo humano.

Zona de convergência
De acordo com a Funceme, a zona de convergência intertropical favorece o início da quadra chuvosa no Estado. Para as próximas 24 horas, a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada em todas as regiões cearenses. Para as próximas 48 e 72 horas, permanece a possibilidade de chuva isolada, com o céu parcialmente nublado. Na última sexta-feira, a supervisora do Núcleo de Meteorologia da Funceme, Meire Sakamoto, já havia previsto que a nebulosidade poderia aumentar no final de semana, com chuvas localizadas.

"Por enquanto, a meteorologia não pode ser precisa nesses casos, principalmente considerando um ano como este em que as chuvas deverão ocorrer na média ou abaixo da média", afirmou a supervisora.

A Funceme avalia que, atualmente, com a disponibilidade de novos recursos tecnológicos, é possível conhecer melhor o ocorrência das precipitações. Para isto, há um auxílio importante da previsão e prevenção de danos decorrentes das chuvas. "Hoje, com o radar meteorológico em Quixeramobim e a aquisição de novos equipamentos podemos repassar informações sobre onde está chovendo e para onde as chuvas estão indo", disse Meire.

Mais informações
Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Av . Rui Barbosa, 1246
Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1088

CHUVAS NO CEARÁ
Municipio .................................................. mm

Beberibe ....................................................180

Ipu..................................................................143

Palhano.......................................................116

Guaraciaba ...............................................114

Aracoiaba...................................................110

Ibaretama..................................................103

Itaitinga.......................................................102

Pires Ferreira...........................................102

Granja.............................................................90

Ocara...............................................................82

Uruburetama..............................................81

Russas............................................................77

Acarape.........................................................75

Itapiúna........................................................72

São Benedito.............................................70

Fonte: Funceme

ALEX PIMENTELREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário