segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

40 mil prestam concurso da PM

Mais de 40 mil candidatos fizeram, ontem, a primeira etapa do concurso público para soldado da Polícia Militar do Ceará. Eles estão concorrendo a mil vagas, com salário de R$ 1.606,01. Os classificados poderão assumir funções no Batalhão de Polícia Comunitária, Ronda do Quarteirão, ou em qualquer outra unidade da PM no Estado.
A concorrência foi de cerca de 40,81 candidatos para uma vaga, segundo informou o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cespe/UnB), órgão responsável pela realização da seleção.

O concurso é de nível médio e realizado em duas etapas. A primeira foi de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de 50 itens de conhecimentos básicos e 70 itens de conhecimentos específicos. O certame foi realizado apenas em Fortaleza, em 36 locais de prova.

Já a segunda fase é composta de testes físicos, de caráter eliminatório, além de um curso de formação profissional de 1.020 horas/aula com caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos precisam ter o ensino médio completo para concorrer.

A última seleção para Polícia Militar foi realizada em 2009, quando entraram dois mil soldados. Desses, todos foram nomeados para a segunda etapa do Ronda do Quarteirão. A frequência de realização de concursos depende da necessidade de policiais, como informou o Relações Públicas da Polícia Militar no Ceará, tenente-coronel Fernando Albano.

Nomeação
Ainda não há previsão de quantos dos mil candidatos que serão nomeados irão para o Ronda do Quarteirão. "Dependendo da necessidade, os soldados assumirão cargos no Ronda ou em qualquer outra função", explica o tenente-coronel.

Sobre o esquema de segurança do exame, o Cespe destaca que houve uma operação de policiamento para coibir irregularidades no concurso. Desde dezembro de 2011, fraudes em certames de interesse público que comprometam a credibilidade da seleção é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A determinação está presente no artigo 311 A, da Lei 12.550/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário