quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Pais fazem vigília por vaga em escola na cidade de Quixadá

Clique para Ampliar
ALEX PIMENTEL
Mesmo enfrentando desconforto e frio da noite, os pais permaneceram na fila para garantir vagas dos filhos numa das melhores escolas públicas em funcionamento no Município de Quixadá
Com cadeiras, agasalhos e travesseiros, pais de alunos fazem fila para conseguir vaga em escola pública
Quixadá. Todo ano, na véspera das matriculas na Escola de Ensino Fundamental José Jucá, a única da educação básica mantida pelo Estado em Quixadá, acontece fenômeno curioso no ensino público. Dezenas de pais fazem vigília na porta da unidade educacional para garantir vaga no ano letivo para pelo menos um dos filhos. Esse movimento ocorre desde a década de 1980, quando na opinião dos interessados, a pedagogia implantada na mais antiga escola do Município começou a se destacar. Na pernoite de segunda para terça-feira não foi diferente. Cadeiras, travesseiros e agasalhos invadiram a calçada do José Jucá.
Para este ano letivo, a escola está disponibilizado 82 vagas para o 6º ano, 28 para o 7º ano e 24 para o 8º ano. Não há vaga para o último ciclo do aprendizado fundamente, o 9º ano. Serão preenchidas pelos veteranos. Por esse motivo, o carpinteiro Edvaldo da Costa Brito foi um dos primeiros a chegar na porta da escola, ainda na segunda-feira. Ele tem dez filhos, mora noutro bairro, o Campo Velho, mas quer conseguir vaga para o filho Bruno.

A dona de casa Marta Maria Costa da Silva também passou a noite na calçada para conseguir vaga para a filha Jéssica Silva. A diretora da Escola José Jucá, Francisca Clotilde da Silva, no cargo há quatro anos, tem buscado solução. Ela fica angustiada com o sofrimento, mas não há como agradar a todos. A monitora do Banco de Livros do José Jucá, Antônia de Fátima da Silva, disponibiliza cadeiras e até banheiro para os pais. Ela mora em frente à escola.

Planejamento
De acordo com a diretora, o interesse dos pais e dos alunos está associado ao planejamento educacional da unidade. Dedicação, organização e disciplina são fatores adotados. O resultado desse conjunto de ações pode ser observado nos indicadores oficiais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), onde a escola alcançou a média 3,9, superior a do Município, de 3,6 e até a do Estado, de 3,7.

Na avaliação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), os resultados foram ainda mais expressivos. Em Português, a Escola atingiu a média de 226,94 pontos; bem acima do nível do Estado, 213,35. Na disciplina de Matemática não foi diferente. Os alunos do José Jucá chegaram aos 232,59 pontos; o Estado teve média de 222, 26.

Quase a metade dos alunos inscritos na seleção do Instituto Federal de Educação(IFCE) foram aprovados nos cursos de Química e Edificações, do campus de Quixadá. Além de desejar boa sorte aos ex-alunos, uma faixa fixada na frente da Escola demonstra o tamanho do orgulho e da satisfação com a conquista. Afinal, os cursos do IFCe são muito disputados.

Também atrai ainda mais o interesse dos pais na disputa por uma das concorridas vagas no José Jucá, mas nesse caso a preferência é para quem chega primeiro mesmo. A Escola tem capacidade para 814 alunos.

Mais informações:
Escola de Ensino Fundamental
José Jucá
Rua Epitácio Pessoa, 1351
Centro - Quixadá
Telefone: (88) 3445.1062

ALEX PIMENTELCOLABORADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário