terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Inezita Barroso comemora 60 anos de carreira

Inezita Barroso comanda o programa Viola, minha viola há 32 anos na TV Cultura (DIVULGAÇÃO)
“Puxa, às vezes falo: ‘nossa, quanto tempo’, mas me sinto muito bem completando 60 anos de carreira. Quero ir para frente, conseguir coisas novas. Pretendo ainda colocar a viola no auge’’, diz a intérprete, violonista e violeira Ignez Magdalena Aranha de Lima, conhecida como Inezita Barroso. Com seis décadas de estrada e 86 anos de vida, ela é uma das maiores defensoras da música caipira, gênero que é o tema de seu programa, Viola, Minha Viola, no ar desde 1980 na TV Cultura (aos sábados, às 20 horas).
“A palavra caipira era como um palavrão, por isso criaram a expressão sertanejo. Minha missão sempre foi tirar esse preconceito’’, afirma. Sua obra, que inclui mais de 90 discos, acaba de ser revisitada na recém-lançada caixa O Brasil de Inezita Barroso - o Folclore Explosivo, o Sertanejo Autêntico e as Pérolas Regionais.

Nascida e criada na capital paulista, ela se apaixonou pelos ritmos regionais em viagens pelo interior. “Sou uma paulistana caipira.’’ Inezita conta que, quando começou a tocar viola, aos sete anos, fazia isso escondida. “Eu passava férias em cidades onde os meus tios tinham fazenda. Toda tarde, tinha uma roda de viola, mas nessa época menina não podia tocar. Eu pulava a janela para poder ir’’, lembra ela.

Entre os novos projetos está a produção de um álbum de música regional. “Vem muita gente boa no Viola, Minha Viola, quero levá-los para o estúdio para gravar com uma orquestra e deixar isso documentado.’’

Compilação
Para celebrar seus 60 anos de carreira, Inezita Barroso lança, neste mês, a caixa O Brasil de Inezita Barroso - o Folclore Explosivo, o Sertanejo Autêntico e as Pérolas Regionais. Editado pela Microservice, o projeto traz uma compilação com seis CDs que reúnem a obra dos sete primeiros LPs da intérprete na Copacabana Discos, gravados entre 1955 e 1961, com canções bônus, somando 89 faixas remasterizadas. “É um trabalho importantíssimo, com o repertório do início da minha carreira’’, diz Inezita.

Entre os destaques estão alguns dos maiores sucessos da cantora, como Marvada Pinga, Lampião de Gás, Fiz a Cama na Varanda, Peixe Vivo, Luar do Sertão, Tristeza do Jeca, Azulão, Engenho Novo, Pezinho, Balaio, Rancheira de Carreirinha, Sussuarana, De Papo pro Ar, Prenda Minha, Uirapuru e Tamba-Tajá. Com produção de Rodrigo Faour, a caixa inclui ainda encartes com as letras e contracapas originais, textos biográficos, comentários da artista para cada canção e curiosidades inéditas sobre Inezita. (Thatiana Mendes, da Folhapress)

SERVIÇO

O Brasil de Inezita Barroso - o Folclore Explosivo, o Sertanejo Autêntico e as Pérolas Regionais
O que: caixa de seis CDs que cobrem os anos 1955 a 1961 da cantora paulista Inezita Barroso, com produção de Rodrigo Faour . Lançamento Microservice.
Quanto: R$ 105,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário