sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

NOVELA OSVALDO: Abra o olho, Ceará!

Clique para Ampliar
FOTO: NATINHO RODRIGUES
Seduzidos pelas boas atuações do atacante na Série A deste ano, São Paulo e Cruzeiro demonstram interesse em comprar os direitos do atleta cujo destino ainda é incerto
Osvaldo se despede via twitter, e presidente do Vovô diz que Al Ahli se nega a receber depósito para compra do atleta
A negociação já era difícil e agora tem tudo para virar uma longa e cansativa batalha judicial entre o Ceará e o Al Ahli, clube dos Emirados Árabes Unidos detentor dos direitos do atacante Osvaldo, que, atuando pelo Alvinegro, foi uma das revelações da Série A deste ano.
Ontem, através de seu twitter, o atleta se despediu, agradecendo o carinho dos torcedores: "Agradeço a toda a torcida do @Cearásc pelo apoio e pelo carinho. Estou me despedindo e obrigado mesmo de coração...".

O adeus deixa duas dúvidas no ar: para onde vai Osvaldo e será que o Ceará vai receber algum valor na negociação do atleta? A primeira resposta é mais fácil de responder, já que São Paulo e Cruzeiro mostram grande interesse no atacante, que deve ir para um dos dois times do Sudeste. A segunda questão é o grande motivador da confusão entre o clube árabe e o cearense.

Manobra
O presidente do Ceará, Robinson de Castro, acusa o Al Ahli de se negar a receber o depósito do Vovô, no valor de R$ 3,5 milhões, referentes à compra dos direitos do atacante. "Conseguimos o dinheiro com investidores, mas eles não querem receber. Vamos fazer o depósito na Fifa ou em litígio. Brigaremos pelo nosso dinheiro", adianta.

O cerne da questão é uma cláusula do contrato de empréstimo de Osvaldo ao Vovô, onde estaria especificado que, até o dia 31 de dezembro, ou seja, amanhã, o Ceará teria preferência na compra do atacante, caso depositasse o valor até a data estipulada. Assim, se negando a receber o depósito, o clube árabe poderia negociar diretamente com São Paulo ou Cruzeiro, e o Ceará fica de mãos abanando.

Como hoje não há expediente bancário, cabe agora à diretoria alvinegra buscar uma forma de provar que o Al Ahli se negou a receber o dinheiro e acionar judicialmente o clube asiático. Na prática, se a questão for à Justiça, Osvaldo deverá esperar algum tempo para saber qual o seu novo clube.

Ceará quer sua fatia
Em resumo, a confusão está relacionada ao dinheiro da valorização do atleta. Osvaldo chegou ao Ceará desacreditado por muitos, inclusive pelo clube árabe. Com boas atuações, mostrando ser um driblador acima da média e apoiando os atacantes de referência, o atleta deu trabalho aos zagueiros dos grandes times que enfrentou em 2011.

Caso aperfeiçoe seu poder de finalização, não há dúvidas de que ele tem potencial para brigar pela posição de titular num time grande como o Tricolor Paulista ou a Raposa.

Essas boas atuações aumentaram o valor de Osvaldo no mercado brasileiro e os dirigente alvinegros enxergaram nele uma boa maneira de lucrar.

Ao comentar as declarações do atleta no twitter, se despedindo da torcida, Robinson de Castro foi enfático. "Todos já sabiam que o Osvaldo não ficaria no Ceará em 2012. Nós sempre mostramos a intenção de negociar o jogador", explicou o dirigente.

Se vencer a batalha judicial que está disposto a começar, o Ceará poderá, então, negociar Osvaldo com os clubes interessados. Seria uma forma de amenizar o difícil momento financeiro que o alvinegro atravessa, mas, como a novela não está perto de ser encerrada, pode ser que o Ceará só veja a cor do dinheiro daqui há alguns meses. Isso se ele vencer a biga na Justiça.

Clube já tem acordo verbal com atacante e ídolo Mota
A outra novela envolvendo o Ceará e um atacante vinculado a um time asiático, no caso o ídolo Mota, do clube coreano Pohang Steelers, já está mais próxima do fim. Ontem, dirigentes alvinegros confirmaram um acordo verbal entre o Vovô e atleta, que deve se apresentar em Porangabuçu na próxima quarta-feira.

Fernando Henrique
Com a reapresentação marcada para o dia 2 de janeiro, data estipulada para os jogadores do Ceará que mais atuaram este ano, o goleiro Fernando Henrique se antecipou, iniciando os treinamentos já na tarde de ontem.

O goleiro fez apenas trabalhos físicos leves. Como ele já estava em Fortaleza, aproveitou para conhecer a garotada que está no elenco e os jogadores que estão chegando.

Situação do volante Michel será definida hoje
Com a confirmação da saída do zagueiro Fabrício, que acertou a rescisão de contrato, o destino de outro ídolo do clube está próximo de ser definido: o do volante Michel. Embora a diretoria esperasse o jogador na Capital cearense só em janeiro devido a dificuldade de passagens aéreas, o jogador e se reune hoje com a diretoria para definir seu futuro.

O volante só sai caso outro clube pague a multa rescisória, já que o Ceará tem condições de arcar com seu salário.

GUTO CASTRO NETOEDITOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário