quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Mais duas ações contra bancos no Ceará

Agência de Palhano ficou parcialmente destruída após a explosão. Bandidos saíram sem levar o dinheiro (FOTO: MAURI MELO)
Agência de Palhano ficou parcialmente destruída após a explosão. Bandidos saíram sem levar o dinheiro (FOTO: MAURI MELO)
Em menos de 24 horas, foram registradas duas ações contra bancos no Interior do Ceará. Os casos ocorreram nas cidades de Palhano, na Região Jaguaribana, e Choró, no Sertão Central. Na ultima ação, houve um troca de tiros entre assaltantes e policiais militares. De acordo com a Policia, só este ano foram registrados 33 casos contra bancos no Ceará.
Em Palhano, a 150 quilômetros de Fortaleza, uma quadrilha armada e encapuzada aterrorizou a cidade. Nove bandidos armados com fuzil, metralhadora e pistolas sitiaram o município por volta das 8h15min de ontem, e assaltaram, primeiro, uma churrascaria. Em seguida, o grupo rendeu um policial militar que estava em um posto de combustíveis e o deixou apenas de cueca. Só então, os bandidos foram até a agência do Banco do Brasil, onde explodiram um caixa eletrônico.

 
O grupo chegou à cidade em uma caminhonete Frontier tomada de assalto em Fortaleza e praticaram crimes em série. Segundo o cabo Walter, do destacamento policial da cidade, o alvo da quadrilha, em princípio, seria a agência do Banco do Brasil. Mas, antes de chegarem ao estabelecimento, os criminosos assaltaram a churrascaria. Eles renderam o proprietário e roubaram dinheiro, celular e todos os documentos dele.

 
Em seguida, os bandidos imobilizaram um PM do destacamento policial da cidade. O soldado fazia um lanche num posto de combustíveis. Os bandidos roubaram o fardamento do militar, alem da pistola e o colete a prova de bala dele. Para intimida-lo, os bandidos resolveram deixar o PM apenas de cueca. O soldado estava numa moto do 1º Batalhão de Russas que, segundo os moradores, seria a única viatura em funcionamento na cidade.

 
Os assaltantes chegaram à agencia do BB trazendo o PM como refém. Eles invadiram o banco e explodiram um dos caixas eletrônicos com duas bananas de dinamite. Moradores da região disseram ao O POVO terem ouvido duas explosões. Segundo a Polícia, ontem, seria o pagamento da 2ª parcela do 13º salário dos aposentados. A fila já estava formada na calçada. Houve muita correria e gritos. “Foi uma loucura. Escapei como pude”, disse o agricultor José Gomes de Moura, de 65 anos.

 
O gerente do banco, Francisco Leite, disse ao O POVO que os assaltantes não conseguiram roubar nada. Mas, além do caixa eletrônico explodido, os assaltantes deixaram parte dos equipamentos do banco destruída. Na fuga, os criminosos levaram o gerente do banco e o PM como reféns. As vítimas foram liberadas nas proximidades do Canal do Trabalhador, junto com o veículo.
 
Choró

 
Em Choró, a 155 quilômetros de Fortaleza, quatro homens armados invadiram, na madrugada de ontem, a agência do Bradesco. Eles dinamitaram o caixa eletrônico. Com a chegada da PM ao banco, os bandidos trocaram tiros com os policiais. Os criminosos não roubaram nada. A quadrilha fugiu num veiculo e, até a noite de ontem, ninguém havia sido preso.

Landry Pedrosa
ENVIADO A PALHANO
landry@opovo.com.br

ENTENDA A NOTÍCIA
As duas ações contra caixas eletrônicos foram realizadas ontem em Palhano, a 150 km de Fortaleza, e Choró, distante 155 km da Capital. Além disso, uma quadrilha que assaltaria bancos foi presa no município de Brejo Santos, que fica a 500 quilômetros de Fortaleza.

Assaltos

 
33 ações contra caixas e agências bancárias

30/11 Quadrilhas fortemente armadas explodem caixas eletrônicos do BB em Palhano e Bradesco em Choró.

 
24/11- Um homem invadiu a agencia do BB no Eusebio, mas antes de arrombar o caixa acabou preso em flagrante por PMs.
 
2/11 - Quadrilha arromba o caixa do BB, na sede da Emlurb e foge levando dinheiro.
 
26/10 – Quadrilha invade Bradesco de Palmácia.
 
31/10 - Caixa eletrônico é arrombado em Fortaleza.
 
18/10 - Assaltantes arrombam caixa em Quixadá.
 
13/10 - Quadrilha explode caixas em Jaguaretama.
 
6/10 - Caixa do Hemoce é dinamitado.
 
28/9 - Seis homens tentam assaltar banco em Ocara.
 
14/9 - Tentativa de roubo em caixa de Aquiraz.
 
13/9 - Dupla assalta posto bancário em Juazeiro.
 
8/9 - Cinco homens armados roubam agência no Vila Velha.
 
8/9 - Bandidos arrombam caixa em Maracanaú.
 
7/9 - Caixas da Secretaria da Saúde são arrombados.
 
6/9 - Posto bancário em Quixeramobim é assaltado.
 
3/9 - Quadrilha arromba caixa do Itaú em Fortaleza.
 
2/9 - Caixa eletrônico é dinamitado em Ibicuitinga.
 
14/8 - Caixa da Regional II é arrombado em Fortaleza.
 
8/8 - Quadrilha dinamita caixa eletrônico em Horizonte.
 
3/8 - Grupo dinamita agência bancária em Hidrolândia.
 
15/7 - Caixa na prefeitura de Quiterianópolis é explodido.
 
6/7 - Trio explode caixa de posto bancário em Caridade.
 
5/7 - Três homens armados assaltam o banco em Ocara.
 
4/7 - Quadrilha assalta banco em Viçosa do Ceará.
 
26/6 - Dez homens tentam explodir o caixa de Apuiarés.
 
14/6 - Homens tentam furtar o cofre de agência de Lavras.
 
14/6 - Quadrilha tenta assaltar banco de Parambu.
 
7/6 - Grupo explode caixa em Groaíras.
 
2/6 - Bandidos invadem posto em Pires Ferreira.
 
31/3 - Quadrilha invade Miraíma e tenta assaltar o banco.
 
30/3 - Banco de Independência é assaltado.
 
3/3 - Quadrilha invade Cariús e assalta agência

Nenhum comentário:

Postar um comentário