sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Horário ampliado ainda não chegou à zona rural


Clique para Ampliar
FOTO: HONÓRIO BARBOSA
Menor tarifa da energia elétrica implica em mais produção no campo

Produtores rurais ainda não contam com o benefício da ampliação do horário da tarifa reduzida de energia
Iguatu. Apreensão. Esse é o sentimento dos secretários de Agricultura de Municípios da região Centro-Sul e de pequenos produtores rurais com a informação de que o Ministério da Integração Nacional retirou de pauta a proposta de ampliação do horário de uso de energia elétrica para irrigação com tarifa reduzida. Havia uma expectativa de que o novo sistema passaria a vigorar a partir de janeiro próximo e a novidade chegou a ser amplamente divulgada nas cidades e comemorada pelos agricultores da base familiar.
O horário de uso de energia elétrica com tarifa reduzida para fins de irrigação, atualmente, é de 22 horas às 6 horas da manhã. De acordo com o anúncio feito há cerca de dois meses em Fortaleza, pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, o novo horário seria ampliado até o meio-dia.

Economia
A medida caso concretizada vai facilitar a vida dos pequenos produtores rurais nordestinos, que irão trabalhar pela manhã com possibilidade de economia de até 73%. Atualmente, quem tem relógio de dupla tarifa trabalha durante a madrugada, irrigando a lavoura, uma vez que o horário de redução vai até as 6 horas da manhã. "Vamos continuar lutando, reivindicando a mudança anteriormente anunciada", disse o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Antonio Amorim. "Vamos fazer o máximo de articulação para que esse pleito aconteça".

Viabilidade
Amorim acalmou o setor agrícola e disse estar confiante de que a medida será concretizada. "É apenas uma questão de tempo, para viabilizar legalmente a mudança", frisou. "Esse instrumento é muito importante para o desenvolvimento da agricultura de base familiar, para o crescimento da economia no Estado. A mudança vai beneficiar os pequenos, os mais pobres".

Os médios e grandes produtores rurais usam sistema de irrigação moderno, automatizado, mas os pequenos agricultores necessitam fazer o trabalho durante a madrugada, acionando manualmente o relógio de dupla tarifa, já que o modelo automático é caro.

"Se essa medida não sair será uma frustração para todos nós", disse o secretário de Agricultura de Iguatu, Valdeci Ferreira. "Já anunciamos a mudança para os agricultores que aguardavam com expectativa o início agora em janeiro".

Na manhã de ontem, Valdeci Ferreira ligou para o secretário adjunto da SDA, Antonio Amorim, com o objetivo de esclarecer o não cumprimento da medida a partir de janeiro próximo. "Esperamos que o entrave é uma questão burocrática, de tempo, e não um recuo na efetivação da proposta", observou Ferreira.

O secretário de Agricultura de Icó, Mailton Bezerra, disse que os produtores rurais ficaram frustrados uma vez que havia uma expectativa de que a nova medida entrasse em vigor no início de 2012. "Ficamos apreensivos", disse. "Estamos atrás de mais informações para saber o que realmente aconteceu", disse.

Bezerra mostrou que o Município de Icó dispõe do Perímetro Irrigado Icó - Lima Campos, da perenização de dois importantes rios, o Salgado e o Jaguaribe, além de ser rota da futura transposição das águas do Rio São Francisco. "A nossa economia depende do setor agropecuário e essa ampliação no horário de redução de tarifa de energia elétrica irá trazer grandes benefícios", disse. "Os agricultores já estavam comemorando", salientou.

Somente no Município de Icó, foram instalados 73 medidores de dupla tarifa, mas há reivindicação para mais 200. O Município do Ceará que tem maior quantidade desse equipamento é Tabuleiro do Norte, com 74. "Os produtores estão cobrando, perguntando para nós o que aconteceu e ainda não temos uma resposta concreta", frisou Mailton Bezerra.

O coordenador de Desenvolvimento da Agricultura Familiar da SDA, Luiz de Gonzaga, esclareceu que já enviou pedidos de informações à presidência da República e ao Ministério da Integração Nacional sobre quando ocorrerá a implantação da medida legal que amplia o horário de redução de tarifa de energia elétrica para o setor de irrigação. "A presidente está de férias e não assinou a medida", disse Gonzaga. "Acreditamos que a mudança está garantida".

A Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Integração Nacional informou que a nova medida de ampliação do horário de tarifa reduzida para irrigantes será feito por ocasião do lançamento do Plano Nacional de Irrigação que deverá ocorrer em janeiro próximo.

Mais informações
Secretaria de Desenvolvimento Agrário ( SDA)

Avenida Bezerra de Menezes

Nº 1820, São Gerardo

Fone: (85) 3101. 8000

HONÓRIO BARBOSAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário