Cantor, compositor e músico cearense começou sua trajetória profissionalmente cantando na noite de Fortaleza aos 17 anos, onde até hoje é um dos artistas mais atuantes, sempre divulgando a MPB de qualidade.
Suas composições, por ele interpretadas, sempre foram destaques nos festivais. Em Camocim foi finalista em duas oportunidades, com “Kuarup”, em parceria com Paulo Fraga e “Uma canção a mais”, feita com Marinho Júnior. Já em Fortaleza conquistou o 1º lugar e também foi o melhor intérprete do Festival Universitário da Canção, da UFC, de 1993, com “Calabouço”, composta com Marcílio Homem e Beto Paiva.
Seu 1º CD, intitulado “Parto”, foi lançado em 1996 de forma independente com muito boa aceitação do público e crítica. Em 1999 Paulo Façanha fez uma temporada de seis meses com grande expressão no México. Sua composição de maior sucesso é “Quando a noite chegar”, em parceria com Beto Paiva, gravada por Jorge Vercillo no ano 2000, no álbum “Leve”. Isso contribuiu com grande repercussão em sua carreira. Neste mesmo ano, lançou seu segundo disco com participações especiais de Flávio Venturine e do violonista Manassés de Sousa.
O Brasil começa a conhecer agora um artista que há muito tempo os cearenses aprenderam a admirar e gostar: Paulo Façanha, que de mansinho, com passos firmes de quem sabe onde pisa, fez a sua base em Fortaleza e hoje é considerado um dos mais completos intérpretes da nova música feita no Ceará. Teve ainda participação hiper especial no disco de um dos monstros sagrados da música popular brasileira: Raimundo Fagner. Com Fagner e Jorge Vercilo dividiu os vocais na faixa “É fácil de Entender”, do disco “Fortaleza”.
No seu terceiro CD “Vida é pra gastar”, produzido por Junior Meirelles, ex-diretor musical e guitarrista de Ney Matogrosso, Jorge Vercillo mais uma vez deu o ar da graça no trabalho do parceiro e amigo, neste CD destaca-se também “Chega de Tanto” que tornou-se a música de abertura do Programa “Tarde Livre” do Canal 22, do Ceará. Paulo Façanha foi homenageado em 2008 pela Ordem dos Músicos do Brasil pela sua contribuição à música cearense, em 2009 e 2010 foi indicado ao prêmio “Melhores do Ano”, promovido pela TV Diário na categoria MPB e hoje, com 25 anos de profissão, abre as asas para o grande vôo de sua carreira artística em 2011 com o show Tantos Versos, sob a direção musical do instrumentista Lú de Souza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário