quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Adolescentes buscam, na Bíblia, conhecer a vida de Cristo e encontrar as respostas para suas dúvidas

Clique para Ampliar
FOTO: MARÍLIA CAMELO
Adolescentes, como Marília Viana, vivem de acordo com a palavra de Deus
Adolescentes buscam, na Bíblia, conhecer a vida de Cristo e encontrar as respostas para suas dúvidas. Essa turma explicou à TeenAge por quê vale a pena fazer do livro sagrado a sua principal leitura
Leitura bíblica

A adolescência é uma fase em que vários começam a ser atraídos pela palavra de Deus. Afinal, este é o período das ideias turbulentas e das dúvidas existenciais e muitos afirmam encontrar as respostas que tanto buscam na Bíblia Sagrada.
De repente, mensagens contidas em livros como Provérbios, Salmos, Sabedoria, Eclesiastes (com mensagens de louvor, súplica e adoração) ou ainda nos escritos dos apóstolos Mateus, Marcos, Lucas e João, passam a fazer sentido e são apontados, pelos entrevistados da TeenAge de hoje, como as suas favoritas! "Gosto de ler os textos dos Evangelhos. Eles nos ensinam a como encarar os desafios do dia a dia", conta Marilia Viana, 17 anos, que tem como lema de vida a parábola do Joio e do Trigo (Mateus 13:24-30).

Ah, isso sem citar as Cartas de São Paulo, encaradas pelos teens como donas de um conteúdo super atual, mesmo que tenham sido elaboradas há milhares de anos!

Marilia explica que desde criança convive com a palavra de Deus. "Cresci familiarizada com a Bíblia ilustrada", conta. Mas acrescenta que só foi "pegar sozinha uma Bíblia" aos 14 anos.

"Foi quando comecei a frequentar um grupo de oração (a garota faz parte da Comunidade Católica Novo Caminho). Lá, somos incentivados a conhecer melhor a palavra de Deus", relata.

E o que os amigos de Marilia, que não seguem fielmente uma religião como ela, acham de toda essa dedicação? "No começo, foi mais difícil. Ouvia alguns comentários sem noção. Com o tempo, eles foram vendo que a minha escolha me fazia bem. Os amigos de verdade aprendem a respeitar".

Jéssica Porto, 16, é uma das amigas de Marilia que não só respeita como também tem o mesmo estilo de vida. Desde 2008, após participar de uma edição do Acampamento de Jovens do Shalom, ela começou a ler a Bíblia com frequência e não parou mais.

Vontade de Deus
A garota diz que sempre que vai tomar alguma decisão crucial na vida pede antes um direcionamento por meio de uma passagem da Bíblia. "Através da palavra, Deus revela a sua vontade. Já tomei algumas decisões e deixei de tomar outras, dependendo da palavra que Deus me mostrou", diz.

Seguir os direcionamentos sagrados também é o objetivo de Elielton Alves Rocha, 14 anos. De terça a domingo ele frequenta a Assembleia de Deus Monte das Oliveiras (Barra do Ceará) e aponta Provérbios e Salmos como seus livros preferidos. "Em Provérbios encontro palavras de consolo e, nos Salmos, temos a vida do Rei Davi, quando estava em momento de fraqueza, cantando para Deus ouvi-lo", descreve.

Elielton sente-se grato por todas as orações que fez para que Deus tirasse seu pai do vício do alcoolismo. "Perdi as contas de quantas vigílias de oração fiz, pedindo a Deus que tocasse o coração do meu pai. Hoje em dia, ele é outra pessoa, graças ao Pai do Céu".

Outro jovem que teve sua vida modificada devido à Bíblia é Robson Gonçalves, 15. E olha que faz apenas três meses que ele lê pra valer o livro sagrado. "Antes achava chato e cansativo ler a Bíblia. Mas busquei uma versão jovem do livro (Nova Versão Internacional) e peguei gosto", conta o rapaz, que frequenta a Missão Carismática Templo dos Príncipes, na Aerolândia, junto com o irmão, Rafael Gonçalves.

Fiquem ligados
Bíblia usa linguagem jovem
Você tem vontade conhecer mais a Bíblia e suas histórias, mas acha aquele exemplar que tem em sua casa difícil de acompanhar? A Editora Mundo Cristão traz, como opção para uma leitura bíblica atraente, a "Bíblia do Garoto Radical".

Nesta edição, ideal para os teens, o texto sagrado está todo lá, como recomenda a NVI (Nova Versão Internacional), uma das mais fieis aos textos originais bíblicos. O que muda é que, ao longo das páginas, balões e tabelas usam linguagem jovem para explicar melhor o sentido e as lições de cada passagem, enquanto outros ressaltam a emoção de momentos de luta e perigo.

Bíblia do Garoto Radical
Editora: Mundo Cristão

Páginas: 1.696

Textos adicionais escritos por Rick Osborne

Tradução de Omar de Souza

Nova Versão Internacional

Clique para Ampliar
FOTO: BRUNO GOMES
Elielton Alves indica a leitura do Salmo 40, por ter uma mensagem de esperança: Como é feliz o homem que põe no Senhor a sua confiança (Sl 40: 4a)

Clique para Ampliar
FOTO: WALESKA SANTIAGO
Robson Gonçalves achava chato ler a Bíblia. Ele mudou de opinião quando adquiriu um livro da Nova Versão Internacional
Clique para Ampliar
FOTO: MARILIA CAMELO
Jéssica Porto já deixou de aceitar um namoro porque a palavra na Bíblia não apontava que a relação seria boa para ela

Nenhum comentário:

Postar um comentário