terça-feira, 29 de novembro de 2011

Bird prevê R$ 132 milhões para Cariri


Clique para Ampliar
A indefinição para instalação do aterro do Cariri se arrasta há mais de 10 anos, obrigando que o destino final dos resíduos seja os lixões. A obra, porém, já conta com recursos do Bird ELIZÂNGELA SANTOS

Com recursos, mas sem definição do terreno, aterro sanitário é o gargalo no investimento do Banco Mundial
Fortaleza. Investimentos de R$ 132 milhões, que contemplam 42 projetos na região do Cariri, foram avaliados, ontem, por uma missão do Banco do Mundial (Bird), em visita ao Ceará. A primeira reunião com os representantes, que tem à frente o gerente do projeto no Banco, Taimur Samad, aconteceu com o secretário das Cidades, Camilo Santana, no Centro Administrativo do Cambeba. Em dólar, os recursos internacionais são da ordem de U$ 66 milhões, que serão aplicados no Projeto Cidades do Ceará - Cariri Central. O projeto prevê a aplicação de recursos nos Municípios de Santana do Cariri, Nova Olinda, Farias Brito, Caririaçu, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha e Jardim. Entre as ações em execução, estão obras de requa-lificação de praças do Crato; do Centro Multifuncional de Serviços de Juazeiro do Norte; projeto de viabilidade econômica do teleférico em Barbalha; serviços de sinalização turística do Geopark; obras do Roteiro da Fé, em Juazeiro do Norte. Também estão previstas obras do aterro consorciado do Cariri; urbanização de vias; além de ações de capacitação.

Camilo Santana lembrou que essas reuniões acontecem a cada seis meses, para se verificar a aplicação dos recursos e o planejamento para as etapas seguintes. No entanto, ressaltou que o gargalo ainda é a construção do aterro sanitário.

Indefinição
Embora a verba já esteja assegurada, até o momento não há uma definição para a instalação do equipamento, que visa a ser o destino final dos resíduos sólidos de, pelo menos, seis cidades do Cariri. A dificuldade é que nenhum Município se propõe a receber a obra consorciada, alegando impacto ambiental. "O ideal é que fique próximo a Juazeiro do Norte, onde se produz mais de 60% do lixo da região, mas têm problemas de território. Há uma zona rural mínima e um aeroporto que regula a aproximação com o aterro", afirmou o secretário.

Novos entendimentos, nesse sentido, terão sequência, com a viagem da missão ao Cariri na madrugada de hoje. Na região Sul, acompanhará, ainda "in loco", o andamento e a execução das ações.

Segundo Camilo, além de dar suporte à agenda de desenvolvimento social do Estado, o encontro com os representantes da instituição financeira amplia e consolida os avanços sociais da região. A missão mantém compromissos no Ceará até o próximo dia 1º.

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria das Cidades - Av. Gal Afonso Albuquerque Lima - Edifício Seplag - 1ºAndar -
Telefone: (85) 3101.4448


MARCUS PEIXOTORepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário