Clientes vistos como meros consumidores é passado. Hoje, são tratados como seres complexos e multifacetados, que escolhem produtos e serviços que satisfaçam suas necessidades de participação, criatividade, comunidade e idealismo. Esse novo modelo de marketing é chamado de Marketing 3.0
O comportamento do consumidor acompanha as mudanças que ocorrem no ambiente macroeconômico, o que provoca mudança no marketing. Hoje, vemos o marketing se transformando e expandindo o foco dos seus produtos para os consumidores e as questões humanas. Marketing 3.0 é a fase na qual as empresas mudam da abordagem centrada no consumidor para a abordagem centrada no ser humano e na qual a lucratividade anda junto com a responsabilidade corporativa.
No livro Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, Philip Kotler, considerado por muitos como o mais influente pensador da área de marketing de todos os tempos, explica que o futuro do marketing está em criar produtos, serviços e empresas que inspirem, incluindo e refletindo os valores de seus consumidores-alvo.
Com consumidores cada vez mais informados e engajados, as preocupações sociais e ambientais das empresas estarão cada vez mais relacionadas ao desejo de adquirir seus bens e serviços. Com uma massificação do acesso à internet e as mídias sociais, empresas com fachadas politicamente corretas vão ser facilmente desmascaradas.
O crescimento das redes sociais torna mais viável e mais fácil para as pessoas conversarem sobre empresas, produtos e marcas em seu desempenho funcional e também social. Criar uma estratégia de responsabilidade ambiental e social verdadeira e seguida por toda a cadeia de funcionários e fornecedores é apontada como a melhor saída.
O quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A nova fase do marketing passa a considerar os clientes como seres complexos e participativos e incluir valores aos produtos.
SERVIÇO
Marketing 3.0
Autor: PHILIP KOTLER
Editora: Campus
Ano: 2010
Número de páginas: 240
Preço médio: R$ 55
Saiba mais
Marketing 1.0
Centrada no desenvolvimento de produtos funcionais e na sua massificação.
Marketing 2.0
Ênfase em conhecer e satisfazer o consumidor por meio da segmentação de mercados.
Marketing 3.0
É preciso reconhecer que “o consumidor é mais do que um simples comprador”, escreve Kotler.
“Ele tem preocupações coletivas e ambientais e aspira por uma sociedade melhor”.
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