segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Oficarte apresenta novo espetáculo!

Flávio Gonçalves e Icaro Lourenço em cena no Cuia
Estreou neste final de semana com duas apresentações, sendo uma para convidados no sábado (24) e outra aberta ao público no domingo (25) o espetáculo CUIA mais uma produção da Oficarte Teatro e Cia. O espaço que recebeu o evento foi o Galpão das Artes (Antigo CRER). No primeiro dia, logo após a apresentação aconteceu uma mesa-redonda para debate do espetáculo. A direção é de Frank Lourenço, com texto e poesia de Márcia Oliveira e Hider Albuquerque Jr e no elenco Flávio Gonçalves e Ícaro Lourenço. O “Teatro Romançal” projeto de pesquisa do NUPEC/OFICARTE parte do princípio da Cultura Popular Tradicional e dentro deste universo está presente a cuia, como objeto de transformação elaborada da natureza, como objeto de criação humana, pois a natureza fez a cabaça, o coité e o porongo, mas o homem fez a cuia.Com informações de  Frank Lourenço
A cuia na cultura afro-indígena-brasileira está presente na vida do homem, do nascimento á morte. Ela se apresenta como utensílio doméstico, como medida para cereais, como instrumentos musicais, adornos, artesanatos, brinquedos e como objetos de rituais.
Na busca por significados histórico-antropológicos, encontramos fortes referências dentro dos rituais da umbanda e do candomblé, onde a mesma é utilizada para as comidas e beberagens dos caboclos e orixás.
No campo simbólico a cuia se apresenta no espetáculo como útero-matriz-mãe, o universo cuia, a “Cuia dos Orixás” que segundo a tradição, cada ser humano possui no seu Ori e cada cuia é composta por 7 (sete) Orixás que governam 7 (sete) pontos energéticos do nosso corpo.
O espetáculo CUIA é uma síntese do trabalho de pesquisa sobre as Danças e Representações Tradicionais – Uma Busca na Construção do Ator-brincante. Esta busca tem nos levado ao encontro do que chamamos de “gesto primordial” ou “gesto arquetípico”, que por sua vez se transforma em “partituras gestuais” e na “dança orgânica”.
Uma das cenas do CUIA 

Equipe da Oficarte participante do CUIA agradece a presença do público

No espetáculo alguns conceitos se encontram e se fundem, criando o Universo Cuia: Centralidade, Núcleo, Ritual, Norte-Sul, Oriente-Ocidente, Brasilidade (afro-índio-brasileiro). CUIA é um espetáculo de Afetos que toca os 7 (sete) sentidos dos Atores-Espectadores: Olfato, Paladar, Audição, Visão, Tato, Intuição e Clarividência. É um ritual sensorial para celebrar a vida, um encontro com nossas raízes ancestrais.
 Com informações de Frank Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário