sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Missa reunirá 1.500 vaqueiros em Canindé

Clique para Ampliar
Os participantes levam bandeiras numa demonstração de civismo e fé pelas ruas de Canindé
ANTÔNIO CARLOS ALVES
O pároco e reitor do Santuário Franciscano, frei João Amilton, será o celebrante da missa que acontecerá amanhã
Canindé. Acontece amanhã, a partir das 9h, na Igreja de São Pedro, no Alto do Moinho, próximo a Estátua de São Francisco, a 41ª Missa dos Vaqueiros, como parte da programação da Romaria de São Francisco. Cerca de 1.500 vaqueiros devem participar. A festa foi iniciada no último dia 24 de setembro e terminará no próximo 4 de outubro, com a procissão de São Francisquinho pelas ruas da cidade. A celebração começou a integrar o calendário da festa em outubro de 1970, por intermédio do já falecido poeta popular Raimundo Marreiro, do executivo Juarez Coutinho e da vaqueira, hoje Mestre da Cultura do Estado do Ceará, Dina Maria Martins, responsável por manter viva essa tradição entre cavaleiros da fé. Segundo Dina, a primeira missa foi celebrada em 1º de outubro de 1970, pelo então vigário da Paróquia de São Francisco, frei Lucas Dolle. Em 1976, devido ao grande sucesso da festa, a cavalgada da fé contou com a presença do inesquecível "Rei do Baião", o compositor e cantor Luiz Gonzaga.

Roteiro
Este ano, os vaqueiros saem do Parque de Exposição Francisco de Assis Bessa Xavier, às 8h, percorre a Avenida São Francisco, as ruas Joaquim Magalhães, Romeu Martins, José Veloso Jucá, Travessa J. Pinto até chegar na Igreja de São Pedro. O percurso total será de 5km, todo coordenado pela Associação dos Vaqueiros de Canindé.

Os vaqueiros, na sua maioria encourados, levam as bandeiras do Brasil, Ceará, Canindé, São Francisco, Santa Clara, da Associação dos Vaqueiros e para simbolizar a harmonia entre eles cada um leva uma bandeira branca pedindo paz entre os povos do mundo inteiro. A 41ª edição da Missa dos Vaqueiros será celebrada por João Amilton dos Santos, pároco e reitor do santuário, e contará com a presença do prefeito de Canindé, Cláudio Pessoa. "Estamos realizando mais uma edição da maior romaria e a mais antiga a cavalo do Nordeste. Em Serrita (PE), a primeira missa foi em 22 de julho de 1971, celebrada pelo padre João Câncio dos Santos e cantada por Luiz Gonzaga em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jacó, assassinado quando voltava de um dia de trabalho no campo. A nossa começou no dia 1º de outubro de 1970. Este ano, esperamos contar com a participação de 1.500 vaqueiros de vários Municípios do Ceará. A missa é uma forma de agradecimento a São Francisco", diz o presidente da Associação dos Vaqueiros, José Cordulino Filho.

Para garantir a segurança dos participantes, os organizadores contam com apoio da Paróquia de São Francisco das Chagas, da Polícia Militar do 4º Batalhão de Canindé, Ronda do Quarteirão, Cavalaria, Guarda Municipal e da Rede Paz e Bem.

Depois da missa, acontecerá a grande Vaquejada do Parque Guarujá, no Bairro Boa Vista, organizada pelo promotor Luiz Madeira. Além da Missa do Vaqueiro, o fim de semana em Canindé contará com outra manifestação de fé. Trata-se da romaria das carretas, que chegará na madrugada de domingo. Será um comboio de 22 carretas, procedentes da cidade de Codó (MA), com 2.200 pessoas que vêm agradecer as graças alcançadas a São Francisco das Chagas. Os fiéis chegam para pagar promessas e participar da programação da romaria, que terminará no próximo dia 4 de outubro com a missa na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, celebrada pelo ministro provincial, frei Marconi Lins, e o pároco e reitor do Santuário, frei João Amilton dos Santos, além de todos os padres que trabalham na romaria.

Os romeiros do Maranhão serão recebidos por frei João Amilton, e prefeito Cláudio Pessoa, que entregará a chave da cidade ao empresário Francisco Carlos de Oliveira, o Chiquinho do Codó, o mais novo cidadão de Canindé. A recepção acontece às 6h, no Distrito de Caiçara, a 18km da sede do Município.

Após o ritual religioso, os 22 veículos seguem pela CE-257, guiados por um trio elétrico que leva o cantor e compositor Manoel Messias. Ele interpreta vários hinos gravados em louvor a São Francisco. Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar do 4º BPM de Canindé e da Guarda Municipal garantem a segurança. Ao chegar ao Santuário, o comboio segue para o Caic, cedido pela Prefeitura.

A Festa de São Francisco entra no seu sétimo dia de novenas. Hoje o tema da celebração é "São Francisco louva a Deus pelo irmão fogo". O pregador da noite será frei Carlos Alberto Breis, da Ordem dos Frades Menores de Fortaleza. O Estado homenageado será a Paraíba.

A cidade está tomada de romeiros. A procissão com o painel de São Francisco começa às 18h, percorrendo a Rua Gervásio Martins e o calçadão do romeiro até a Praça da Basílica.

Origem
1970 foi o ano de celebração da primeira Missa do Vaqueiro, que ficou estabelecida para todo 1º de outubro, como parte das comemorações a São Francisco. Teve como pároco o frei Lucas Dolle

MAIS INFORMAÇÕES
Santuário de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica
Centro do Município de Canindé
(85) 3343.0774/ (85) 3343.0447


Antônio Carlos AlvesColaborador

Nenhum comentário:

Postar um comentário