segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PT nacional dividido sobre realização de prévias e regras de filiação

Por: Luciano Augusto
Não foi dessa vez que o Partido dos Trabalhadores (PT) chegou a um acordo sobre mudanças nas regras de filiação e realização de prévias para definição de candidaturas majoritárias.
Durante encontro em São Paulo do Campo Majoritário do PT, grupo que agrega as três tendências hegemônicas do partido, os líderes planejavam elaborar uma proposta fornal de alteração do estatuto, mas decidiram apenas produzir um relatório interno para dar continuidade às negociações.
De acordo com a Agência Folha, um grupo comandado pelo deputado federal Ricardo Berzoini pregou o endurecimento nas regras de filiação, mas a tese foi recebida com hostilidade por outros líderes petistas.
A intenção de Berzoini era elaborar uma proposta de reformulação do estatuto do PT, incluindo como requisitos para a filiação de militantes a participação em cursos e seminários organizados pela legenda.
"Nós temos que fazer um balanço e ver que as últimas prévias que nós realizamos foram viciadas. Temos que ter a coragem de rever esse instrumento, e, em alguns casos específicos, não usar um instrumento quando ele se volta contra nós", defendeu o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, que trabalha para evitar prévias na disputa pela candidatura à Prefeitura de São Paulo, hoje centrada entre a senadora Marta Suplicy e o ministro Fernando Haddad (Educação).
*Com Agência Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário