quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Morre general Tácito Theophilo

Clique para Ampliar
O militar ocupou o cargo de ministro chefe do Estado Maior durante
 o governo de Ernesto Geisel MÁXIMO MOURA (26/08/2009)
O general Tácito Theophilo Gaspar de Oliveira faleceu, na madrugada de ontem, depois de passar um mês internado no Hospital do Exército, na Aldeota. O corpo foi velado na 10ª Região Militar, e o sepultamento aconteceu no Cemitério São João Batista. Ele tinha 97 anos e era casado com Yollanda Gadelha Theóphilo Gaspar.

O oficial foi comandante da 10ª Região Militar em Fortaleza. Era membro titular do Instituto do Ceará, para o qual foi eleito no dia 23 de abril de 1980. Ele era filho de José Theophilo Gaspar de Oliveira e Alice Teixeira Theophilo Gaspar de Oliveira. A esposa do general, Yollanda, é uma escritora com vários livros publicados.

Ele foi eleito presidente do Instituto do Ceará em 1983 e deixou sua marca nos grandes melhoramentos que introduziu na Entidade, tanto em recuperação imobiliária, como no tocante aos serviços.

Durante o governo do presidente Ernesto Beckmann Geisel, o general Tácito Theophilo ocupou o cargo de ministro chefe do Estado Maior. Ele chegou a representar o presidente em uma viagem ao Mexico. Sempre estudioso e dedicado às letras, o general colaborou nas revistas Defesa Nacional e Revista Militar Brasileira, editadas no Rio de Janeiro, participou da edição da História do Exército Brasileiro e publicou estudos sobre Caxias, Sampaio, Tibúrcio, Conde d´Eu, Independência, Guerra da Independência no Piauí e Maranhão, Colonização do Ceará, II Guerra Mundial e Campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário