“Por um Ceará livre da pobreza e da discriminação, promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, eis o lema da 1ª Etapa da 2ª Conferência Estadual LGBTT, que acontece dias 18 e 19 deste mês em Limoeiro do Norte.
Serão formados Grupos de Trabalho sobre “direitos humanos”, “Justiça e cidadania para a comunidade LGBTT”, e outros seis grupos pedindo direitos a segurança, educação, saúde, trabalho e cultural.
Vale dizer que o movimento de LGBTT na região jaguaribana tem se fortalecido com a criação de associações e conselhos de defesa dos direitos dos homossexuais. Em Limoeiro, o nome referencial é Arízio Barros. Eu o entrevistei algumas vezes, sobre atividades desenvolvidas pela associação que preside. Arízio costuma não falar em “orientação sexual”, mas “direito sexual”. E explica: “orientação gera uma falsa ideia de escolha, mas é natural o desejo de um homossexual por outra pessoa do mesmo sexo. Assim como um homem heterosexual não escolhe gostar de mulher. Ele simplesmente gosta, vem de dentro dele. É assim com os gays”.
A conferência acontecerá no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social. Na quinta acontecem debates, discussões sobre políticas públicas, e na sexta, além dos debates acontece a palestra “Evolução legislativa no Ceará e no Brasil para a população LGBTT”.
EM MAIO deste ano fiz uma matéria sobre as primeiras uniões civis homossexuais no Interior após a decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir tais uniões. Entrevistei os casais Aristides e Thiago e Íris Diana e Glaucivânia Leite. O link: União homossexual ganha novas adesões E outra matéria: Associação de gays promove campanha contra homofobia
Com informações de Melquiades Junior
Nenhum comentário:
Postar um comentário