Mercado Central é o segundo ponto turístico mais visitado da cidade, perdendo somente para as praias VALESKA SANTIAGO |
Ontem, a prefeita assinou ordem de serviço para reforma do Mercado Central que deve ganhar teto novo em até 180 dias
Enquanto assinava a ordem de serviço de reforma do teto do Mercado Central, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, prometeu que até o fim da gestão mais nenhuma obra irá parar. "Vamos passar o próximo um ano e meio todo só inaugurando. Não tínhamos tanto dinheiro, mas agora temos", garante. No rol das promessas anunciadas ontem estava a entrega, no prazo de 180 dias, da nova cobertura do teto do Mercado que, em dia de chuva fica um verdadeiro pinga-pinga, atrapalhando as vendas, dando prejuízo aos mais de 559 permissionários e chateação aos turistas.
Novidades
Além desta melhoria, um projeto maior irá dar um novo visual ao local. Na segunda etapa está prevista reforma dos 16 banheiros, construção de um anfiteatro e de um espelho d´água no subsolo, reorganização dos boxes, além da pintura e colocação de marquise, no valor total de R$ 1,5 milhões. Além desta obra, ela ressaltou que, até o fim do mandato, irá entregar as melhorias do Morro Santa Terezinha, da Beira-Mar e da Praça 31 de Março, por exemplo.
"A troca da coberta é questão urgente e de segurança. Tinham até permissionários perdendo as mercadorias. O Mercado Central é uma das vitrines da cidade. É o segundo ponto turístico mais visitado, só perde para as praias", diz. Mais de duas mil pessoas circulam diariamente pelos corredores e passarelas.
Os comerciantes afirmam ter recebido com muita ansiedade as novidades, mas dizem que irão cobrar os prazos de entrega. Vendendo artesanato há 13 anos, a permissionária, Rosa Bezerra, 62, reclama da precariedade da atual infraestrutura.
"Os problemas são muito antigos. Queremos ver este lugar ficar mais bonito. Banheiros estão sujos, corrimão sem pintura, não tem vaga para estacionar e falta segurança. Já tive mercadoria roubada", lamenta.
O permissionário, Austélio Azevedo, 55, engrossa o coro das queixas e sonha em ver o mercado reformado. "Dia de chuva tenho que botar baldes para as goteiras. A água escorre pelas paredes e molha as peças. Um absurdo para um local que é um dos pontos turísticos", frisa.
Vindo de Guarulhos, em São Paulo, com toda a família, o supervisor de logística Ivan de Souza, 48, diz que assim que chegou na Capital o primeiro local indicado para passeios foi o Mercado Central. "Disseram que eu não podia deixar de ir lá, senão era mesmo que não ter conhecido nada", ressalta.
A expectativa da secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patricia Aguiar, é que a Capital consiga cumprir a meta de receber cerca de 370 mil visitantes neste período de alta estação, 11% a mais que no ano passado. "Somos a primeira capital do Nordeste a receber maior número de turistas e a quarta do País. Temos que ter um diferencial, organizar eventos, diversificar os roteiros e valorizar o que temos", reforça.
A titular da Pasta afirma, ainda, que durante a reforma do teto não haverá mudança no funcionamento. "Vamos tentar não alterar tanto a rotina. Queremos que a segunda etapa comece ainda neste ano".
PASSEIO GRATUITORoteiro oferece 84 opções
Para quem deseja "turistar" em Fortaleza não falta opção. Lançado ontem com a parceria da Prefeitura de Fortaleza, o projeto "Amar Fortaleza" oferece mais de 84 opções de roteiros para visitantes e fortalezense.
Tudo é gratuito. São, conforme o organizador do evento, Augusto Caminha, cerca de dez ônibus diários, com saídas marcadas às 8h e às 14h na Casa do Turista na Avenida Beira-Mar. As vagas são limitadas. A expectativa é atender cerca de duas mil pessoas até o fim do mês.
O trajeto é variado, guiando os visitantes para locais como a Barra do Ceará, o Passeio Público, a Casa José de Alencar, os restaurantes da Varjota até aos projetos sociais de bairros como o Conjunto Palmeiras.
O encerramento das atividades será ao som do forró do cantor Waldonys e Dorgival Dantas em show, no dia 30, no Aterrinho da Praia de Iracema.
"Estamos divulgando a programação em locais estratégicos como o aeroporto, a rodoviária e em 16 grandes hotéis de Fortaleza. Todos os passeios são orientados por guias turísticos", ressalta. As reservas têm que ser feitas com antecedência, observando a ordem de chegada e a lotação dos ônibus.
Na companhia da esposa, o oficial da Marinha Ricardo Vieira, turista de Belém, diz que não vai perder um só dia de atividade cultural e festiva em Fortaleza. Quer ficar antenado em tudo que acontece e conhecer cada "pontinho" da cidade. "Todo visitante quer ser bem tratado, ter muita facilidade e acesso às belezas existentes", reforça.
A titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patrícia Aguiar, ficou feliz com a iniciativa e espera que seja um sucesso. "É uma atividade visando agradar o receptivo turístico, garantindo diversidade, acesso à cultura e ao meio ambiente. Férias será sinônimo de lazer e entretenimento", assegura.
O roteiro, organizado pelo Instituto Semeando, está dividido em oito trajetos nas áreas de cultura (prédios e bairros históricos), praia (todo litoral de Fortaleza), natureza (parques e lagoas), caminhos de Iracema (todas as imagens de Iracema e a Casa José de Alencar), compras (Avenida Monsenhor Tabosa e Maraponga), projetos social (projetos 4 Varas e Banco Palmas) e gastronomia (Varjota).
"Os moradores de Fortaleza também são muito bem-vindos, não é só para quem é de fora não. Tem muitos fortalezenses que não conhecem bem o local em que vivem", diz Patrícia.
IVNA GIRÃOREPÓRTER
Enquanto assinava a ordem de serviço de reforma do teto do Mercado Central, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, prometeu que até o fim da gestão mais nenhuma obra irá parar. "Vamos passar o próximo um ano e meio todo só inaugurando. Não tínhamos tanto dinheiro, mas agora temos", garante. No rol das promessas anunciadas ontem estava a entrega, no prazo de 180 dias, da nova cobertura do teto do Mercado que, em dia de chuva fica um verdadeiro pinga-pinga, atrapalhando as vendas, dando prejuízo aos mais de 559 permissionários e chateação aos turistas.
Novidades
Além desta melhoria, um projeto maior irá dar um novo visual ao local. Na segunda etapa está prevista reforma dos 16 banheiros, construção de um anfiteatro e de um espelho d´água no subsolo, reorganização dos boxes, além da pintura e colocação de marquise, no valor total de R$ 1,5 milhões. Além desta obra, ela ressaltou que, até o fim do mandato, irá entregar as melhorias do Morro Santa Terezinha, da Beira-Mar e da Praça 31 de Março, por exemplo.
"A troca da coberta é questão urgente e de segurança. Tinham até permissionários perdendo as mercadorias. O Mercado Central é uma das vitrines da cidade. É o segundo ponto turístico mais visitado, só perde para as praias", diz. Mais de duas mil pessoas circulam diariamente pelos corredores e passarelas.
Os comerciantes afirmam ter recebido com muita ansiedade as novidades, mas dizem que irão cobrar os prazos de entrega. Vendendo artesanato há 13 anos, a permissionária, Rosa Bezerra, 62, reclama da precariedade da atual infraestrutura.
"Os problemas são muito antigos. Queremos ver este lugar ficar mais bonito. Banheiros estão sujos, corrimão sem pintura, não tem vaga para estacionar e falta segurança. Já tive mercadoria roubada", lamenta.
O permissionário, Austélio Azevedo, 55, engrossa o coro das queixas e sonha em ver o mercado reformado. "Dia de chuva tenho que botar baldes para as goteiras. A água escorre pelas paredes e molha as peças. Um absurdo para um local que é um dos pontos turísticos", frisa.
Vindo de Guarulhos, em São Paulo, com toda a família, o supervisor de logística Ivan de Souza, 48, diz que assim que chegou na Capital o primeiro local indicado para passeios foi o Mercado Central. "Disseram que eu não podia deixar de ir lá, senão era mesmo que não ter conhecido nada", ressalta.
A expectativa da secretária de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patricia Aguiar, é que a Capital consiga cumprir a meta de receber cerca de 370 mil visitantes neste período de alta estação, 11% a mais que no ano passado. "Somos a primeira capital do Nordeste a receber maior número de turistas e a quarta do País. Temos que ter um diferencial, organizar eventos, diversificar os roteiros e valorizar o que temos", reforça.
A titular da Pasta afirma, ainda, que durante a reforma do teto não haverá mudança no funcionamento. "Vamos tentar não alterar tanto a rotina. Queremos que a segunda etapa comece ainda neste ano".
PASSEIO GRATUITORoteiro oferece 84 opções
Para quem deseja "turistar" em Fortaleza não falta opção. Lançado ontem com a parceria da Prefeitura de Fortaleza, o projeto "Amar Fortaleza" oferece mais de 84 opções de roteiros para visitantes e fortalezense.
Tudo é gratuito. São, conforme o organizador do evento, Augusto Caminha, cerca de dez ônibus diários, com saídas marcadas às 8h e às 14h na Casa do Turista na Avenida Beira-Mar. As vagas são limitadas. A expectativa é atender cerca de duas mil pessoas até o fim do mês.
O trajeto é variado, guiando os visitantes para locais como a Barra do Ceará, o Passeio Público, a Casa José de Alencar, os restaurantes da Varjota até aos projetos sociais de bairros como o Conjunto Palmeiras.
O encerramento das atividades será ao som do forró do cantor Waldonys e Dorgival Dantas em show, no dia 30, no Aterrinho da Praia de Iracema.
"Estamos divulgando a programação em locais estratégicos como o aeroporto, a rodoviária e em 16 grandes hotéis de Fortaleza. Todos os passeios são orientados por guias turísticos", ressalta. As reservas têm que ser feitas com antecedência, observando a ordem de chegada e a lotação dos ônibus.
Na companhia da esposa, o oficial da Marinha Ricardo Vieira, turista de Belém, diz que não vai perder um só dia de atividade cultural e festiva em Fortaleza. Quer ficar antenado em tudo que acontece e conhecer cada "pontinho" da cidade. "Todo visitante quer ser bem tratado, ter muita facilidade e acesso às belezas existentes", reforça.
A titular da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), Patrícia Aguiar, ficou feliz com a iniciativa e espera que seja um sucesso. "É uma atividade visando agradar o receptivo turístico, garantindo diversidade, acesso à cultura e ao meio ambiente. Férias será sinônimo de lazer e entretenimento", assegura.
O roteiro, organizado pelo Instituto Semeando, está dividido em oito trajetos nas áreas de cultura (prédios e bairros históricos), praia (todo litoral de Fortaleza), natureza (parques e lagoas), caminhos de Iracema (todas as imagens de Iracema e a Casa José de Alencar), compras (Avenida Monsenhor Tabosa e Maraponga), projetos social (projetos 4 Varas e Banco Palmas) e gastronomia (Varjota).
"Os moradores de Fortaleza também são muito bem-vindos, não é só para quem é de fora não. Tem muitos fortalezenses que não conhecem bem o local em que vivem", diz Patrícia.
IVNA GIRÃOREPÓRTER
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