domingo, 24 de julho de 2011

Ceará mostra força e empata com o Fla


Clique para Ampliar
Setor defensivo do Alvinegro teve muito trabalho, mas conseguiu neutralizar muitas chances do adversário. No fim da partida, o Vovô teve força para empatar e conquistar um ponto FOTO: FUTURA PRESS

Considerado como bom resultado fora de casa, o 1 a 1 leva o Vovô temporariamente à 10ª colocação na tabela
O Ceará mostrou força e poder de reação ao conseguir um empate com o Flamengo, por 1 a 1, ontem à noite, em Macaé/RJ, pela 11ª rodada da Série A. Apesar do maior volume de jogo do rubro-negro, que saiu na frente, a defesa do Vovô novamente se impôs e a equipe chegou ao empate. O Fla passa a noite na 3ª colocação, com 21 pontos e o Alvinegro dormiu na 10ª posição, com 15 pontos. Na próxima rodada, o Ceará recebe o lanterna Atlético/PR, na noite de quinta-feira, 28. Já o Flamengo encara o Santos na Vila Belmiro, na quarta-feira.

O jogo
O jogo começou com pressão rubro-negra. Em menos de dez minutos, o Flamengo já havia chegado sete vezes ao gol alvinegro, mas sem levar muito perigo. O lateral Leo Moura e o Volante Luiz Antônio conseguiam conduzir bem a bola até o ataque, mas o setor defensivo do Ceará novamente mostrou força, conseguindo neutralizar o jogo ofensivo do adversário.

Com o passar do tempo, o Ceará foi conseguindo arriscar nos contra-ataques, principalmente com a velocidade de Osvaldo. Aos 27 minutos, a melhor chance alvinegra partiu dos pés do atacante. Ele aproveitou uma reposição errada do goleiro Felipe, ficando na cara do gol, mas finalizou errado. A bola foi desviada pelo arqueiro rubro-negro, ainda beliscou o travessão e saiu.

No mesmo minuto, o Ceará perdeu nova chance. Em cruzamento pela direita, o zagueiro Fabrício recebeu sozinho na pequena área do Fla, mas cabeceou para fora. A bola passou perto do poste direito e o goleiro Felipe apenas olhou.

Posicionamento
Apesar das chances, o domínio da partida era do Flamengo, que se aproveitava do posicionamento recuado do Ceará. Com apenas um jogador para fazer a armação das jogadas o Vovô ficou vulnerável pela atuação apagada do meia Thiago Humberto, que seria substituído por Felipe Azevedo no intervalo.

A punição pela dificuldade de criar boas jogadas veio aos 32 minutos. A insistência do Flamengo foi transformada em gol. Júnior Cesar bateu falta cruzando a bola na área alvinegra. O meia Renato, canhoto, livre de marcação, chuta de primeira e abre o placar no Moacyrzão.

Segundo tempo
Na volta do intervalo, sem Thiago Humberto, o Ceará dependia do atacante Felipe Azevedo para a ligação do meio campo com o ataque. Ficou evidente a falta de um reserva da posição com qualidade - até a rodada anterior, este jogador seria o ídolo Geraldo. Com o meio de campo sem criatividade, coube aos laterais Boiadeiro e Vicente conduzirem as boas jogadas do Vovô.

Aos cinco minutos da etapa complementar, Washington recebe na entrada da área, gira e chuta rasteiro, mas Felipe pega. Aos 13, um lance tosco. O goleiro Diego demora a sair na bola e se choca com o zagueiro Fabrício. O arqueiro teve o supercílio aberto e terminou a partida com uma touca na cabeça.

O Flamengo continuava incomodando, mas sem levar real perigo ao gol alvinegro. O atacante Diego Maurício era a principal arma do setor ofensivo, quando, surpreendentemente, foi substituído por Vander. A torcida ficou irritada com Vanderlei Luxemburgo.

Reação e pressão
Aos 29 minutos, o técnico Vágner Mancini colocou Nicácio no lugar de Washington e o reserva conseguiu movimentar mais o ataque. Faltando dez minutos para o fim da partida, o Alvinegro, que crescia de produção, chegou ao gol de empate. A defesa do Fla bateu cabeça e Osvaldo aproveitou, dando passe para Felipe Azevedo, que se livrou do goleiro e chutou quase sem ângulo. A bola desviou na trave antes de balançar as redes. No fim o Ceará pressionou, mas não conseguiu virar.

Ficha Técnica
Flamengo 1
Felipe; Léo Moura, Welinton, Ronaldo Angelim e Junior Cesar; Luiz Antonio (Thomás), Willians, Bottinelli (João Vítor) e Renato; Diego Mauricio (Vander) e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Ceará 1
Diego; Boiadeiro (Enrico), Diego Sacoman, Fabrício e Vicente; João Marcos, Michel, Heleno e Thiago Humberto (Felipe Azevedo); Osvaldo e Washington (Marcelo Nicácio). Técnico: Vágner Mancini

Competição: Série A do Campeonato Brasileiro

Local: Estádio Cláudio Moacyr, em Macaé/RJ

Data: 23 de julho de 2011

Árbitro: Célio Amorim/SC

Auxiliares: Kleber Lúcio Gil/SC e Marco Antonio Martins/SC

Gols: Renato (32/1°T) e Felipe Azevedo (35/2ºT) Cartão Amarelo: Welinton (FLA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário