terça-feira, 28 de junho de 2011

Sebrae inicia campanha de qualificação


Sebrae inicia campanha de qualificação de pessoas que aderiram ao Programa Empreendedor Individual (DEIVYSON TEIXEIRA)
Sebrae inicia campanha de qualificação de pessoas que aderiram ao Programa Empreendedor Individual (DEIVYSON TEIXEIRA)

O Ceará formalizou 34.268 empreendedores individuais, de 2009 a 2011 – até este mês de junho. Desses, 17.069 foram em Fortaleza. Os dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae-CE). A meta para 2011 é formalizar 19 mil empresários. Cerca de 65% da meta já foi cumprida, com 12.348 cadastrados no programa Empreendedor Individual (EI) - 5.691 na Capital.
Para mobilizar, informar, registrar e capacitar mais microempreendedores, o Sebrae-CE realiza de hoje, 27 de junho, até 2 de julho a 3ª Semana do Empreendedor Individual. Neste período, será instalada uma estrutura de atendimento em tendas armadas na Praça do Ferreira (Fortaleza); Praça Padre Cícero (Juazeiro do Norte); e na Praça Cuba (Sobral).  
O atendimento vai ser das 8 horas às 18 horas. Além disso, dois micro-ônibus vão percorrer municípios do Interior do Estado ao longo da semana com o mesmo objetivo de reduzir a informalidade do próprio negócio.  
A semana ocorre em comemoração ao segundo aniversário de vigência da Lei Complementar 128/2008, que criou a figura jurídica do EI e ampliou os benefícios da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa - Lei Complementar 123/06 –, para negócios com receita bruta anual de até R$ 36 mil. A lei entrou em vigência em 1º de julho de 2009. 
O superintendente do Sebrae-CE, Carlos Cruz, estima ter resultados positivos semelhantes aos dois eventos anteriores. “A formalização dos empreendedores individuais significa mais pessoas contribuindo para a Previdência, com direito a todos os benefícios e ainda colaborando para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, comenta.
Capacitação
O foco este ano será a capacitação para o novo empresário administrar e vender bem, conforme explica articuladora da unidade de atendimento individual do Sebrae-CE, Alice Mesquita. 
“Como eles não tinham as empresas registradas, só trabalhavam para obter renda, não tinha preocupação de guardar dinheiro. Vamos fazer com que essas pessoas que montaram esta empresa tenha condições de administrá-la”, comentou. 
Para cumprir a meta de capacitação, foi criado o Sebrae Empreendedor Individual, batizado de SEI, dividido em três módulos: “Sei Comprar”, “Sei Vender” e “Sei controlar meu dinheiro”.  
A expectativa do Sebrae-CE é que sejam atendidas cerca de 10 mil pessoas durante a semana, entre formalizados e novos empresários. Os treinamentos do Sei vão acontecer apenas em Fortaleza, durante a Semana do Empreendedor Individual, na rua General Bezerril, s/n, Palácio do Comércio – Centro).

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Cada estado e município precisa regulamentar a lei do Empreendedor Individual. O índice de interesse ainda é muito pequeno. Fortaleza, por exemplo, ainda não fez a regulamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário