segunda-feira, 20 de junho de 2011

Grupos do PSB medem forças hoje


Sérgio tem sua hegemonia sobre o diretório municipal contestada (MAURI MELO)
Sérgio tem sua hegemonia sobre o diretório municipal contestada (MAURI MELO)

 Dois grupos do PSB medirão forças hoje, em reunião do diretório municipal de Fortaleza. De um lado, o grupo do presidente municipal do PSB, Sérgio Novais, e sua irmã, Eliane Novais, que defendem o nome da deputada estadual como pré-candidata à Prefeitura de Fortaleza. De outro, o grupo que questiona a pré-candidatura de Eliane e o modo como foi definida, por ter “atropelado” a discussão interna. 
Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br
A partir das 19 horas, o diretório municipal do PSB, se reúne na sede estadual. No mesmo dia, às 16 horas, também na sede do partido, haverá plenária de apoiadores da pré-candidatura de Eliane à Prefeitura. Na ocasião, haverá “grande ato de filiação”.
O grupo não afinado a Sérgio Novais divulgou nota de repúdio, criticando a convocação para a plenária, que teria “o claro objetivo de conturbar (a reunião oficial do diretório) e de confundir a opinião pública”. 
A nota de repúdio é assinada por 22 membros do diretório municipal, que se apresenta como maioria. 
De acordo com o vereador Elpídio Nogueira (PSB), um dos que assinam a nota, não houve nenhuma reunião do diretório para tratar a sucessão municipal. Segundo ele, há informações de que houve uma reunião do mandato de Eliane Novais, que teria sido dita como reunião do diretório. 
“Para ser reunião do diretório, precisa ter convocação em jornal, como diz o estatuto do partido. Os membros do diretório não foram convocados. E aí está a discórdia. De repente, surgiu candidatura do PSB, que o diretório não tem conhecimento”, criticou. 
Segundo ele, a pré-candidatura é precipitada. “A candidatura da deputada Eliane Novais é altamente legítima, como é a minha, e de outros nomes que já foram citados e têm significância. O fato é que não houve a discussão”, reclama. Além disso, ele aponta que existe uma aliança com o PT e, para decidir se terá ou não candidatura própria, o partido deveria discutir primeiro se mantém ou não a aliança, bem como quais nomes se apresentam dentro da sigla. “Foi um processo atropelado do presidente municipal do PSB, que coloca o partido numa situação de desconforto com o PT”.
Ala história x ala cidista
O encontro revela divergências entre a “ala histórica” do partido, ao lado de Sérgio Novais, e “ala cidista”. O POVO tentou falar com Sérgio e Eliane Novais na tarde de ontem, mas eles, assim como seus assessores de imprensa, não atenderam aos seus celulares ou estavam com os aparelhos desligados. Em entrevista à Coluna Política, do O POVO, na sexta-feira, Sérgio afirmou que a plenária de Eliane será das 16 às 18 horas, e não atrapalhará a reunião do diretório. Ele acrescentou que o ato já estava marcado há mais tempo.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Reunião do diretório municipal do PSB expõe divisão interna do partido e, por isso, será decisiva para os novos rumos na Capital. A discussão é vista como precipitada, mas vários nomes vêm sendo apontados desde o início do ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário