terça-feira, 31 de maio de 2011

Para Ciro, o CE recebe menos

Clique para Ampliar
Ciro Gomes afirma que o Estado do Ceará não está
recebendo os recursos prometidos pelo Governo Federal
FOTO: VIVIANE PINHEIRO
Para o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), não há dúvida de que falta atenção do Governo Federal para com o estado das BRs que cortam o Ceará. Mas não é só isso. Ciro pontua que o Estado também não está recebendo o montante de recursos prometido pelo Governo Federal. As declarações foram dadas ontem, durante a participação do socialista no Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), realizado na Assembleia Legislativa.
"Se nós compararmos o que Pernambuco tem recebido, na prática, e o que o Ceará tem recebido, na prática, o Ceará não está recebendo o que foi prometido não", alegou, deixando claro que para reverter essa situação é preciso lutar. "Tem que lutar pesado".
Ele enfatiza que o Ceará nunca recebeu nada de graça, ao contrário, "sempre foi tudo muito suado", acreditando que agora não vai ser diferente. Questionado se falta empenho da bancada federal cearense para garantir mais recursos, o ex-deputado federal afirma que não, alegando que a bancada "está excessivamente agarrada nos privilégios das sombras do poder".
Sobre a eleição do próximo ano e a disputa em Fortaleza, Ciro Gomes afirmou que antes de qualquer movimentação em relação a nomes, é necessário pensar em projetos para Fortaleza. Ciro foi prefeito da Capital, no fim da década de 80, quando saiu para ser candidato a governador do Estado e posteriormente foi ministro da Fazenda, no Governo Itamar Franco.

Descalabro
Ele que não pode disputar a Prefeitura da Capital, afirma que "em primeiro lugar, Fortaleza está absolutamente sofrida. Acho que precisamos deixar um pouco de lado a politicagem, seja de quem for, e pensar projetos para a cidade. Fortaleza não aguenta mais tanto descalabro", disparou.
Os buracos na cidade, motivo de muita crítica dirigida à atual administração municipal, na avaliação do socialista, é um assunto secundário quando Fortaleza aparece como o 4° pior Município, dentre as 184 cidades cearenses, em qualidade de educação. "Isso é um crime que está sendo praticado contra o futuro de uma cidade que é uma das mais lindas do Brasil", enfatizou o ex-prefeito.
No seu entendimento, após o inverno, a Prefeitura passa uma capa de asfalto nos buracos e a população acredita que está tudo bem, mas na verdade, alerta, não está. Na sua opinião, não há nenhum tipo de planejamento para a cidade, nem mesmo para os investimentos, lembrando que Fortaleza perdeu um estaleiro, no ano passado, que poderia gerar cinco mil empregos.

Discussão
Ele admite que gostaria de ser o próximo prefeito da cidade, mas não pode concorrer ao cargo porque o irmão é o governador do Estado. O parentesco o torna inelegível para disputar qualquer mandato pelo Ceará, enquanto Cid for governador. Para Ciro Gomes, agora, o que menos importa é discutir candidatos à Prefeitura, contudo, garante que não ficará de fora da discussão política que envolverá as eleições de 2012.
Questionado sobre a continuação da aliança entre PT e PSB no pleito do próximo ano, defendida pelo governador Cid, o socialista declarou: "Acho que time que não joga, não faz torcida. O processo político brasileiro, confinado a dicotomia PT, PSDB e hegemonizado pelo processo de São Paulo, tem feito imenso mal ao Brasil. Nós estamos enfraquecidos politicamente, perdemos a energia transformadora, reformadora do País e o País tem praticamente todas a suas instituições sob xeque".
Em relação à sua possível ida para o PDT, Ciro foi sucinto, não planeja sair do seu partido. "Pretendo permanecer no PSB. Não está na minha cogitação sair do partido. Os defeitos que tem o PSB são mais do que compensados pela suas qualidades. No PDT, é o inverso", retruca.
O ex-governador também foi questionado sobre a polêmica em torno do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci. Ciro Gomes disse que está como todos os brasileiros, aguardando explicações.
"Vejo com muita tristeza porque eu gosto muito do Palocci, acho que ele tem uma massa de serviços prestados ao Brasil que fazem com que eu reforce muito aquilo que deve está a disposição de todos os cidadãos: a presunção da inocência", disse.
Quanto à Reforma Política, Ciro Gomes acredita não haver a menor chance dela vir a ser aprovado no Congresso, apesar dos reclamos da sociedade. "O que pode haver é o oportunismo que piora as coisas".

ESTRUTURA DO PSB
Encontro para definir nomes de dirigentes no Interior
Deputados do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Ceará reúnem-se, nesta terça-feira, com o ex-governador Ciro Gomes para tratarem do processo de renovação das comissões provisórias municipais e preparação da agremiação para as eleições do próximo ano. A informação é do secretário geral do partido, deputado Zezinho Albuquerque, que assegura a permanência do grupo político dos irmãos Ferreira Gomes na legenda.
Explica Zezinho Albuquerque que a maioria dos diretórios municipais terá de ser renovado até setembro e o diretório estadual até novembro, mas não há, ainda, uma diretriz específica porque o calendário das convenções será estabelecido pela executiva nacional.
Com vistas a esse processo duas reuniões já foram realizadas com o governador Cid Gomes, que é o presidente regional da legenda. A última dessas reuniões aconteceu há uma semana. Em função das suas atividades à frente do Governo e à falta de maior disponibilidade de tempo para as questões partidárias, algumas delas serão tratadas com o ex-governador Ciro Gomes, que já aceitou a missão.
Na semana passada Ciro participou, em Brasília, de uma reunião nacional do PSB. No encontro de hoje com os deputados ele vai repassar informações dessa reunião e conversar sobre os procedimentos a serem tratados quanto à nomeações para composição de comissões provisórias e realização de convenções para eleger os diretórios nos municípios onde esteja havendo pendência para nomeação dos nomes, ou seja, onde dois ou mais deputados desejam o comando do partido. No encontro desta terça-feira o ex-governador Ciro Gomes vai apenas se inteirar das pendências existentes e em 15 dias, aproximadamente, voltará a se reunir com alguns parlamentares para tratar da solução. A ideia é fazer uma reunião dessa natureza a cada 15 dias. O local e horário do encontro não foram revelados pelo deputado Zezinho Albuquerque que disse que o aviso seria feito pelo próprio Ciro Gomes.

Números
Atualmente o PSB desenvolve as suas atividades políticas em 167 municípios cearenses, sendo que em 101 o prazo de validade está vencido. Em aproximadamente 50 municípios os nomes para nomeação das comissões provisórias já foram escolhidos. Existem casos também em que a validade do diretório municipal terminará somente no próximo ano.
O secretário geral do PSB informa ainda que não sabe se as convenções poderão ser realizadas em datas diferentes ou em um único dia e se terá de haver renovação, este ano, nos municípios onde a validade do diretório terminará somente em 2012. Essas questões, ressalta, serão definidas pela direção nacional e caberá às demais instâncias do partido apenas cumprir o calendário estabelecido nacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário