Ideia é lançar lançar primeiro Módulo Lunar Brasileiro. Empresa investirá recursos e cederá ferramentas, conhecimentos e tecnologias para que a SpaceMETA coloque robôs produzidos 100% no Brasil no solo lunar ainda em 2012.
A Intel é a primeira empresa patrocinadora da SpaceMETA, iniciativa privada nacional que visa colocar um veículo não tripulado na superfície da lua até o final de 201 . A iniciativa busca conquistar o prêmio de US$ 30 milhões oferecido pelo Google e pela XPrize Foundation para estimular a inovação o interesse de iniciativas privadas pela exploração espacial. A Intel, empresa líder mundial em inovação, traz toda a sua expertise e tecnologia de ponta para o projeto brasileiro.
Para levar o prêmio oferecido pela competição, o módulo brasileiro deve ser capaz de executar algumas atividades em solo lunar: o módulo precisará se locomover por uma distância de pelo menos 500 metros e enviar um vídeo em alta resolução de volta para a Terra. O projeto brasileiro, capitaneado pelo empresário Sérgio Cabral Cavalcanti, aposta em tecnologia de ponta, não-poluente e 100% projetado no Brasil.
A Intel participa do projeto com apoio financeiro e também com conhecimentos e tecnologias de última geração. Os três módulos lunares que a SpaceMETA pretende enviar à lua serão alimentados por processadores Intel Atom de baixíssimo consumo de energia – um item importante para o sucesso de missão, que dependerá de painéis solares para funcionar durante a viagem e na superfície lunar.
A tecnologia da Intel também será utilizada durante todo o processo de simulação da viagem, tirando proveito da alta performance oferecida pelos processadores Intel Xeon. As simulações necessárias para calcular todos os fatores envolvidos no lançamento, viagem e pouso do módulo lunar demandam enorme capacidade de cálculo – exigindo, em alguns momentos, pelo menos 140 servidores trabalhando de forma paralela para realizar todas as operações matemáticas e garantir o sucesso da empreitada. As novas capacidades gráficas presentes na mais nova geração de processadores da Intel também trará vantagens ao projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário