sábado, 30 de abril de 2011

William e Kate têm casamento de conto de fadas

Clique para Ampliar
Após a cerimônia, os agora duque e duquesa de Cambridge participaram de um almoço oferecido pela rainha Elizabeth II para 650 convidados e de um jantar dançante para 300 amigos FOTOS: REUTERS
Londres. O príncipe William e Kate Middleton se casaram, ontem, em Londres, sob olhares de todo o mundo, formalizando a união que promete revitalizar a monarquia britânica. A cerimônia foi realizada na Abadia de Westminster pelo arcebispo de Canterbury, Rowan Williams.
A revelação do vestido de casamento - o maior segredo do dia - provocou admiração quando Kate Middleton saiu do Rolls-Royce com seu pai na abadia. O vestido de cor marfim foi desenhado por Sarah Burton, da casa Alexander McQueen, e o cabelo dela estava decorado com uma tiara emprestada pela rainha Elizabeth II.
William estava com uniforme vermelho vivo da Guarda Irlandesa, em sinal de apoio às Forças Armadas e um reforço para sua imagem de militar de carreira. “Você está linda”, disse o príncipe a Kate ao recebê-la na igreja. Mais tarde, na carruagem, ele perguntou se a noiva estava feliz. A resposta foi um sorriso.
Os noivos pareciam ansiosos, mas felizes, e não cometeram nenhuma gafe durante seus votos. A união foi assistida por 1,9 mil convidados na abadia, 1 milhão de pessoas nas ruas da capital inglesa e quase 2 bilhões de espectadores em todo o mundo.
Depois de irem de carruagem (a mesma usada por Charles e Diana em seu casamento em 1981) ao Palácio de Buckingham, eles deram dois - e não um, como o planejado - beijos na sacada do palácio, com direito ao rubor na face de William.
Poucos segundos depois, aviões modernos e antigos da Força Aérea Real voaram sobre todos. Mesmo sabendo que um grande público estava acompanhando cada movimento, o casal conseguiu manter sua naturalidade tanto na cerimônia em Westminster quanto na sacada do Palácio de Buckingham.
Para muitos, o casamento foi uma prova do carisma de estrela de Kate Middleton. Apesar da pressão, a noiva de 29 anos cativou com seu sorriso jovial e compostura condizentes com o evento. Depois da cerimônia, fez com facilidade uma reverência à rainha Elizabeth II, dividindo o palco com a mulher que reina desde 1952.
Após a cerimônia, eles participaram de duas festas no Palácio de Buckingham, um almoço para 650 convidados, cuja a anfitriã foi a rainha, e um jantar dançante para 300 amigos íntimos. Elizabeth II e o marido não participaram do jantar a fim de deixarem os jovens à vontade para festejar a noite inteira.

Duques de Cambridge
Antes do casamento, William recebeu da rainha o título de Duque de Cambridge e também se tornou Conde de Strathearn e Barão Carrickfergus, títulos que se estendem à sua esposa. O ducado é o maior nível da nobreza britânica.
Catherine é também a princesa de William de Gales, mas não tem direito o título de princesa, já que não nasceu na realeza. No entanto, é provável que a imprensa e o público se refira a ela como Princesa Catherine ou Princesa Kate. Oficialmente, porém, ela não poderá ser chamada por seu apelido.
Eles, que já viviam juntos há quatro anos, vão morar numa casa de campo alugada na Ilha de Anglesey, no norte do País de Gales. O príncipe trabalha no local, servindo como piloto de busca e resgate da Força Aérea.Os convidados para o casamento real começaram a chegar após as 8h30 locais (cerca de 4h30 em Brasília) e as portas da abadia de Westminster foram abertas por volta das 8h, no horário local, ou seja, três horas antes da cerimônia.
O casamento foi palco de um desfile de celebridades, políticos e membros da realeza. David e Victoria Beckham, Elton John, o primeiro-ministro inglês David Cameron e o rei da Noruega estavam entre as centenas de convidados que lotaram a abadia de Westminster.
Chelsy Davy, namorada do príncipe Harry, estava no altar ao lado do irmão de William. Tabloides especularam bastante se ela seria convidada para o casamento, já que seu namoro com Harry é cheio de idas e vindas.
Quem também estava entre os convidados era o ator Rowan Atkinson, amigo pessoal do príncipe Charles, mais conhecido por interpretar o personagem Mr. Bean. O diretor de cinema Guy Ritchie, ex-marido de Madonna, também compareceu ao evento.

Homenagens
William fez questão de que sua mãe, a princesa Diana, não “perdesse”, em suas próprias palavras, a cerimônia e as comemorações de seu casamento.
Sua noiva usou o anel de noivado de Diana, um hino cantado no enterro de sua falecida mãe foi entoado durante a cerimônia e Elton John - que cantou “Candle in the Wind” no funeral de Diana - estava presente.
Os preparativos do dia e da própria cerimônia estiveram repletos de lembretes de Diana. Antes da cerimônia, o casal teria visitado o túmulo da princesa.
Já Kate fez uma homenagem ao príncipe. O seu bouquet era de flores conhecidas no Reino Unido como “Sweet William” (“Doce William”). O arranjo também tinha lírios do vale, jacintos e um ramo de mirto do arbusto original plantado em 1845 pela rainha Vitória, uma tradição nos casamentos reais britânicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário