segunda-feira, 18 de abril de 2011

PT lança grupo de trabalho de olho nas eleições de 2012

Lucinthya Gomes
lucinthya@opovo.com.br


Joaquim Cartaxo vai coordenar o grupo de trabalho de olho nas eleições de 2012

Pensando nas eleições de 2012, o PT já definiu um Grupo de Trabalho Estadual (GTE) que vai trabalhar com o intuito de fortalecer o partido, reeleger prefeitos e conquistar novas administrações municipais. Durante reunião da executiva ampliada do partido, ficou claro o anseio de lideranças em apresentar candidatura própria na Capital.
Em municípios estratégicos, como Juazeiro do Norte e Quixadá, a legenda também deve apresentar candidatura própria. “A ideia é de que o PT tem que apresentar candidatura para os partidos da base aliada (em Fortaleza) em 2012. Foi uma unidade nas falas daqui o sentimento de que a gestão de Fortaleza é fundamental para o partido no estado do Ceará”, disse a prefeita Luizianne Lins, presidente estadual do PT.
As deliberações foram tomadas no último sábado. O encontro contou com a presença dos deputados federais José Guimarães e Artur Bruno, senador José Pimentel, do secretário estadual de Cidades, Camilo Santana, além de vereadores e prefeitos do Interior.
O ex-presidente regional do PT, Joaquim Cartaxo, coordenará o grupo, formado por oito pessoas. “O GT vai pegar tudo o que foi discutido, sistematizar e apresentar ao diretório estadual, que vai se reunir no dia 14 de maio. É de lá que vai sair uma definição do partido para 2012”, explicou.
Para conseguir sucesso no pleito, o partido estabeleceu alguns consensos. De acordo com Artur Bruno, um deles é unidade da sigla em Fortaleza. “É muito remota a possibilidade de uma prévia, de uma disputa interna”, explica Bruno.
 
Manutenção da base
Outra preocupação é manter aliança com os partidos que estão na base da prefeita, do governador Cid Gomes e da presidente Dilma Roussef. “Podem dizer que é difícil. PMDB tem candidato, PCdoB tem candidato, PSB lançou candidato, nada mais natural. Ao final, pretendemos chamá-los, discutir o projeto e avaliar qual é o nome do PT para agregar esse conjunto de forças”, defende o vice-presidente nacional do partido e deputado federal, José Guimarães. 
O governador Cid Gomes (PSB) já declarou que só vai apoiar candidaturas que representem a união da base aliada. Segundo o vereador Acrísio Sena, o GTE terá a função estratégica de preparar seminários, discussões regionalizadas, preparando o partido para as eleições. “A reunião foi para construir a metodologia tática do PT”, disse.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
A um ano e meio das próximas eleições municipais, o PT do Ceará começa a se movimentar para manter a principal prefeitura do partido a nível nacional. A tarefa é complicada, diante do desgaste da atual gestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário