quarta-feira, 27 de abril de 2011

MÚSICA E BOM PAPO COM FAGNER

O cantor e compositor cearense Fagner, que faz show, hoje, dentro do projeto "Série Depoimentos"
Ouvir sucessos de artistas consagrados e ainda conversar ao vivo com eles. É essa a ideia do projeto "Série Depoimentos", que chega, hoje, à sua segunda edição

Uma oportunidade não apenas de conferir ao vivo a performance do artista favorito, mas de descobrir detalhes sobre sua vida e carreira. Essa é a proposta da "Série Depoimentos", cuja segunda edição acontece, hoje, às 20 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Desta vez, o convidado é o cantor e compositor Fagner.
No projeto, além dos momentos de apresentação musical, o artista responde a perguntas do público. O formato possibilita uma interação diferente da habitual entre ídolo e fãs, por meio de um contato mais próximo e intimista. Essa proposta fora do convencional, com músicas e entrevista, já é sucesso no cenário artístico do Rio de Janeiro e chegou ao Ceará em janeiro deste ano pelas mãos da produtora cultural Ângela Gomes. O artista que deu início ao projeto no Estado foi o cantor mineiro Flávio Venturini.
"Estava no Rio e, em uma conversa com Julio Tavares, antropólogo da área de comunicação da USP (Universidade de São Paulo), surgiu a ideia. Eu falava sobre a necessidade de deslocar a concentração das iniciativas culturais do eixo Rio/São Paulo, onde as coisas acontecem mais facilmente, e ele mencionou a proposta de show com entrevista", recorda.
"Ele explicou o projeto e eu fiquei encantada, porque sou apaixonada por música. Então disponibilizou seus contatos para fazermos essa ação em Fortaleza", lembra a produtora. Assim, a "Série Depoimentos" veio parar no Ceará. "Para a primeira edição, quem fez o contato com o Venturini foi o produtor Adriano Queiroz, que já havia executado alguns projetos nessa área. Não tínhamos apoio financeiro, mas o Flávio foi flexível com a gente, veio super disponível para o projeto", elogia Gomes.
Hoje, com a participação de Fagner, os admiradores do cantor terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seu percurso artístico de quase 40 anos. Entre uma pergunta e outra dos fãs, o músico relembrará sucessos como "Borbulhas de Amor", "Deslizes" e "Espumas ao Vento". Esta será a primeira apresentação do cantor este ano, no Ceará.
Segundo Gomes, são cerca de 15 minutos de músicas e 15 de entrevista, intercaladamente. "As pessoas podem fazer perguntas sobre sua vida, sua discografia e carreira. O objetivo é promover a interação entre público e artista", esclarece. No dia 19 de maio Fagner inaugura o mesmo projeto na cidade de Niterói (RJ), também sob coordenação de Adriano Queiroz.
Outra meta da "Série Depoimentos" é valorizar e divulgar o trabalho de artistas brasileiros, especialmente cearenses. "Para essa edição, era interessante trazer alguém ´de casa´. Convidamos o Fagner, ele aceitou e deu tudo certo", comemora Gomes.
A produtora revela que, em março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, tentou contato com Sandra de Sá, Alcione e outras artistas que pudessem participar do projeto. "A ideia inicial era estabelecer uma periodicidade de dois em dois meses para o ´Série´. Mas o show de Venturini foi em janeiro e a segunda edição será agora em abril. Estamos tentando conseguir apoio, mas temos dificuldades", lamenta Gomes.
Segundo a produtora, o objetivo do projeto também é oferecer shows com preços mais baixos que o padrão, no sentido de viabilizar o acesso mais barato à cultura. "No dia da apresentação do Venturini choveu muito, por isso tivemos 380 pessoas, mais ou menos. Mesmo assim ele se sentiu em casa, passou mais de uma hora e meia cantando", comemora Gomes.

Artista de peso
"Para o show do Fagner, estamos esperando lotação dos 650 lugares do anfiteatro. É um nome forte, bom para se trabalhar", observa. A produtora destaca ainda a participação de bandas locais na abertura dos espetáculos. "Sempre chamamos artistas cearenses para abrir. Por exemplo, quem abriu o show de Venturini foi Paulo Façanha. Para o do Fagner, ainda estamos negociando com Nonato e Anderson Viana", revela Gomes.
O cantor e compositor Raimundo Fagner nasceu em Orós, no Ceará, em 1949. Em 1971, chamou atenção no Festival da Música Jovem na Universidade de Brasília, onde ficou em primeiro lugar com "Mucuripe", composta em parceria com Belchior. Elis Regina gravou a canção, que tornou Fagner conhecido em todo o Brasil.
Durante sua trajetória artística, Fagner firmou parcerias com grandes nomes da música nacional, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Roberto Carlos, Ivan Lins, Nara Leão e Wilson Simonal. Entre suas composições mais famosas estão "Espumas ao Vento", "Deslizes", "Borbulhas de Amor", "Canteiros" e "Pedras que Cantam".

MAIS INFORMAÇÕESSérie Depoimentos Show de Raimundo Fagner. Hoje, às 20 horas, no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Ingresso: R$ 30 (inteira). Contato: (85) 3488.8600

ADRIANA MARTINSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário