segunda-feira, 25 de abril de 2011

Milagre dá status de 'abençoado' a João Paulo II


A beatificação do falecido Papa João Paulo II em 1 de maio ocorre no fim de um complexo inquérito feito pelo Vaticano que atribuiu um milagre a ele, colocando o pontífice no caminho da santidade.
O procedimento foi iniciado logo após a morte de João Paulo II, em 2 de abril de 2005, em meio aos pedidos populares feitos pelos católicos para que ele fosse canonizado.
O primeiro passo para a santidade é a beatificação, que confere status de "abençoado" para clérigos ou leigos reconhecidos como notáveis pela Igreja Católica.
Segundo as regras rígidas da Igreja sobre os santos, o procedimento para determinar se os milagres podem ser imputados à pessoa em questão não é normalmente iniciado pelo menos até cinco anos após a sua morte.
Mas o próprio João Paulo encontrou uma maneira de acelerar este processo, permitindo que a popular Madre Teresa fosse beatificada em 2003 - apenas seis anos após sua morte.
Foi graças a esta rota mais rápida que o próprio processo de beatificação de João Paulo II começou apenas dois meses depois que ele faleceu. O procedimento foi iniciado pelo bispo da região na qual o candidato morreu. No caso do Papa polonês foi, portanto, por seu sucessor, o Papa Bento XVI - líder dos católicos do mundo e bispo de Roma.
O primeiro passo é estabelecer "uma reputação para santidade". Para fazer isso, o "postulador" que lidera o inquérito recolhe depoimentos e examina os escritos da pessoa.
Ele, então, envia as suas descobertas para o Vaticano e elas são analisados por teólogos e historiadores. O processo é então dado ao "promotor", cuja função é tentar encontrar alguma informação deixada de fora que possa ser desfavorável para o candidato.
Se o processo for válido, o candidato é declarado "venerável". Há, então, a necessidade de se realizar um outro processo - desta vez com médicos envolvidos - para mostrar que o candidato realizou um milagre.
Após nova consulta por parte de bispos e cardeais, o processo é transmitido para o Papa, que assina um decreto de beatificação.
O milagre atribuído a João Paulo II é a cura - aparentemente inexplicável pela ciência - de uma freira francesa que sofria de Parkinson, logo após a morte do Papa pela mesma doença.
Para o "abençoado" se tornar santo é preciso haver um outro processo chamado de canonização, no qual o Vaticano deve provar um segundo milagre.
 
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário