quinta-feira, 31 de março de 2011

Redenção ganha Selo para Igualdade Racial

Clique para Ampliar
Diversas autoridades comemoraram a conquista do prêmio em um evento em Redenção
FOTO: DIVULGAÇÃO
Fortaleza O Município de Redenção recebeu, na última semana, o Selo de Educação para a Igualdade Racial, em reconhecimento de mérito por todas as ações desenvolvidas no período de 2009 a 2010. A solenidade de entrega do selo aconteceu em Brasília, onde a secretária de Educação do Município, Ana Paula Fonseca, recebeu das mãos da ministra Luiza Helena de Bairros a comenda. Redenção está entre as oito secretarias premiadas do Brasil.
Nos últimos anos, este Município tem reescrito sua história buscando reavivar na memória de seu povo sua ancestralidade e o orgulho do feito histórico que aconteceu nessa terra, de ser o primeiro a garantir liberdade aos escravos.
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Educação, pensando em construir uma educação que colabore com reconhecimento e autoafirmação da identidade afro-descendente, iniciou em 2009 o Projeto As Cores de Redenção, lançado por ocasião da primeira audiência pública da Universidade da Integração Internacional (Unilab).
O projeto teve como base a implementação da Lei 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História Cultura Afro-Brasileira e Africana. Desde então, é desenvolvido em 36 unidades escolares com a participação de 6.300 alunos e 50 professores.
As "Cores de Redenção" foi o projeto que proporcionou à Secretaria Municipal da Educação, o Selo de Educação para a Igualdade Racial, oferecido pela Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), em parceria com a Secad, Unesco, Unicef, Undime e Consed, em reconhecimento de mérito por todas as ações desenvolvidas no período de 2009-2010.
Tendo ainda como um dos eixos do projeto combater a invisibilidade da população negra nos livros didáticos ou a presença desumanizada e exotizada, a Secretaria da Educação realizou o lançamento, no dia 25 de março, do I Livro Didático de Historia e Geografia do Município. O projeto terá continuidade esse ano com outras ações. A cidade comemorou a conquista com evento em parceria com a Unilab e contou com a presença de autoridades como a prefeita Francisca Torres Bezerra, o reitor Dr. Paulo Speller, o representante da Unesco, Vincent Defourny, secretários municipais, representantes do Poder Legislativo e da sociedade civil.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura do Município de Redenção, Maciço de Baturité

Assessoria de Comunicação:

(85) 3332.1436/ 8649.5654

Nenhum comentário:

Postar um comentário