terça-feira, 29 de março de 2011

Programa federal pretende estimular partos normais

Presidente Dilma lançou ontem programa
voltado para gestantes e bebês (Foto: ROBERTO STUCKERT FILHO/PR)
 Presidente Dilma lançou ontem programa voltado para gestantes e bebês (Foto: ROBERTO STUCKERT FILHO/PR)
A Rede Cegonha, programa do governo federal de atenção às gestantes, lançado ontem, em Belo Horizonte (MG), pretende estimular o parto normal e a ampliação do número de exames no pré-natal. 
De acordo com a presidente Dilma Rousseff (PT), que anunciou as ações durante o programa de rádio “Café com a Presidenta”, a Rede Cegonha iniciará o atendimento à gestante no primeiro contato com a rede pública de saúde.
Prevê até vale-transporte e vale-táxi para o deslocamento da mãe a consultas e exames e à maternidade.
Estão previstos R$ 9,4 bilhões para a Rede Cegonha. Dilma explicou que o objetivo é dar início ao pré-natal o mais cedo possível para dar qualidade de vida à gestante e melhores condições ao parto.
Segundo a presidente, o Governo vai criar casas da gestante e do bebê, unidades localizadas dentro de maternidades de alto risco.
Conforme a presidente, o atendimento irá começar logo no primeiro contato da gestante com o Sistema Único de Saúde (SUS). A mulher que informar que está grávida ou que há suspeita de gestação será submetida a um teste rápido. “Vamos começar o pré-natal ali, no primeiro contato com a gestante, para incentivá-la a fazer um pré-natal completo, como é o recomendado”, disse Dilma.
A presidente afirmou ainda que hoje o SUS recomenda 20 tipos de exame, mas que outros, como a ultrassonografia, serão incluídos e, caso seja diagnosticada uma gravidez de risco, mais nove exames complementares terão recursos garantidos. Além disso, a Rede Cegonha permitirá que a mãe conheça a maternidade para a qual será encaminhada com antecedência.

Por quê
ENTENDA A NOTÍCIA
Hoje, cerca de 90% das grávidas brasileiras realizam as quatro consultas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A Rede Cegonha pretende ampliar o número para seis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário