terça-feira, 29 de março de 2011

Dia do Bem leva serviços gratuitos para comunidades

Clique para Ampliar
Em Área verde, zona rural de Caucaia, as mães participaram de oficina sobre Shantala (massagem em bebês)
FOTO: FLAMÍNIO ARARIPE
Caucaia "Ninguém é tão pobre que não possa dar e tão rico que não possa receber. As parcerias com as comunidades são fundamentais para entendermos o significado da vida e de Deus". Assim destacou o médico Tadeu Feijão, ao abrir a programação do Dia do Bem, promovido pela Unidade Beneficente Coração de Maria, na comunidade de Jandaiguaba, Distrito de Capuan, neste Município. Este dia faz parte da programação dos 50 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), e realiza-se por meio de suas entidades beneficentes em todo o País. No Ceará, o trabalho é coordenado pela Coração de Maria. Na Região Metropolitana de Fortaleza, além de Caucaia, participaram da programação os Municípios de Itaitinga e Maranguape. No Interior, a ação aconteceu em Sobral, Crato e Cascavel. Mais de mil pessoas foram beneficiadas.
Em Caucaia, são duas unidades administrativas da UDV, os Núcleos Fortaleza e Tucunacá. Como mestre representante do N. Fortaleza, Tadeu Feijão apontou que promover ações em benefício das famílias carentes é uma forma de intercambiar experiências. "As dificuldades ensinam mais que as facilidades. Nestes momentos aprendemos que valorizar o pouco é uma grande lição. Queremos fortalecer a amizade com nossos vizinhos", afirmou.
Cerca de 130 pessoas participaram da programação, que foi prestigiada pela primeira-dama de Caucaia, Ester Júlia.
A agenda foi iniciada com corte de cabelo feito gratuitamente pelas cabeleireiras voluntárias Francisca Prata, Nadja Rodrigues e Jaqueline Moura. Após a abertura oficial, aconteceu a primeira palestra da tarde, com a engenheira eletricista, especialista em Segurança do Trabalho, Vera Rabay. Ela falou sobre "Como evitar acidentes domésticos e dicas de boas maneiras". Alertou os pais para manterem medicamentos e produtos inflamáveis como álcool e querosene bem guardados, fora do alcance das crianças, cuidados com tomadas e fiação elétrica. Nos bons hábitos, a importância de colocar o lixo na lixeira e manter a casa limpa, livre de pragas como ratos e baratas.
A segunda palestra foi proferida pela concludente em Farmácia pela UFC, Ana Georgina Pontes, sobre "Água tratada: um bem precioso para nossa saúde". O tema antecipou a distribuição de 63 filtros de barro para famílias carentes da comunidade, doados pelo Rotary Clube Fortaleza Planalto, presidido pelo odontólogo Walter Torquato. Ana destacou que beber água tratada previne uma série de doenças como cólera, leptospirose, disenteria, amebíase, ascaridíase e até hepatite viral e poliomielite. Ao final, ela demonstrou como conserva o filtro, com limpeza da vela a cada cinco dias.
Na comunidade Área Verde, também em Caucaia, voluntários do Núcleo Tucunacá realizaram diversas atividades focadas no atendimento jurídico, aconselhamento, aplicação de reiki, oficina com garrafa pet, massagem, além de palestras educativas. Os trabalhos aconteceram na Escola César Nilton para cerca de 250 pessoas.
No Núcleo Flor Divina, em Itaitinga, houve aplicação de flúor, distribuição de escovas, oficina de artesanato, consultas médicas e outras atividades foram desenvolvidas. No Pré-Núcleo Estrela Brilhante, em Maranguape, houve planejamento participativo da comunidade com a beneficência da UDV, para o desenvolvimento de atividades durante o ano. Também houve cinema comunitário.
O mestre central da 11ª Região da UDV, Eudes Carneiro, lembrou que o Dia do Bem entra para o calendário da entidade em todo o dia 26 de março. "Esta beneficência que realizamos é uma continuidade ao trabalho do criador da nossa instituição, José Gabriel da Costa". Mais de 100 unidades participaram da promoção no Brasil, Estados Unidos e Europa.
No Crato, mais de 200 pessoas foram beneficiadas com as ações desenvolvidas durante o Dia do Bem. Na comunidade do Sítio Barreira, em Santa Fé, a alegria tomou conta da criançada e os adultos chegaram para participar de palestras.

MAIS INFORMAÇÕES
Unidade Beneficente Coração de Maria (UBCM) - Fortaleza (CE)

Monitorias em Caucaia, Maranguape e Itaitinga - Telefone: (85) 8849.7994

Nenhum comentário:

Postar um comentário