sexta-feira, 25 de março de 2011

167 ANOS: Missa relembra Padre Cícero

Clique para Ampliar
A missa em homenagem aos 167 anos do Padre Cícero Romão Batista foi celebrada na Praça do Socorro, na cidade de Juazeiro do Norte  FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

Juazeiro do Norte. Uma missa ao amanhecer do dia e salva de fogos iniciaram, ontem, os festejos alusivos aos 167 anos do Padre Cícero. Milhares de pessoas vão às ruas agradecer as bênçãos recebidas do Padim e celebrar a data do seu nascimento.
Uma programação durante o dia se estendeu para concluir a programação iniciada no último dia 18, com a abertura da Semana Padre Cícero. Na noite de ontem, a festa que fez alusão ao centenário da cidade com inspiração no seu fundador maior, foi encerrada com um show do Padre Zezinho, de frente à Capela do Socorro.
A missa presidida pelo padre Joaquim Cláudio, pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, e concelebrada por padres de outras paróquias da cidade. Milhares de pessoas lotaram a Praça da Capela. A aposentada Alice do Espírito Santo Silva, de 85 anos, há vários anos participa da celebração. Ela lembra dos tempos de menina em que conheceu o Padre Cícero ainda celebrando. "Naquele tempo o povo já via ele como um homem santo", diz ela. Dona Alice chegou a ir na casa do sacerdote em dia de festejo com grupo de folclore, no entanto, não conseguiu vê-lo em casa.
Na missa, a saudação à presença de nordestinos de vários Estados, como Pernambuco, Paraíba e destaque para alagoanos, em sua maioria. Os parabéns cantado pela multidão no fim da liturgia. O dia é de feriado na cidade.
Uma programação se estende, com um passeio ciclístico saindo do Memorial Padre Cícero até a Capela do Socorro. No fim da tarde, a procissão das Flores, organizada pela Sociedade Padre Cícero, saiu da Praça da Bandeira indo até a Capela. O local é considerado sagrado pelos romeiros.

É onde estão depositados os restos mortais do padre. O tema deste ano da festa faz alusão ao centenário da cidade, com a oração e o trabalho, lema voltado ao processo de desenvolvimento da cidade, incentivado pelo sacerdote. Durante a celebração, padre Joaquim fez referência à importância do Padre Cícero, dentro do processo de crescimento da cidade e a sua influência como conselheiro das massas.
O secretário de Desenvolvimento, Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, agradeceu a participação da população nos festejos e destacou o momento em que Juazeiro já vive o seu centenário. "O Padre Cícero foi o primeiro prefeito e grande líder, além de protagonista pela luta na emancipação", diz. "Padre Cícero é uma das personalidades mais festejadas que conheço. Até no aniversário de morte, dia 20 de julho", diz professor e escritor, Daniel Walker, ao traduzir de forma simples o carisma e a grande devoção popular ao pároco, que fundou o Município de Juazeiro e incentivou o seu desenvolvimento, sob o lema da fé e do trabalho. Ele lembra a iniciativa de Severino Alves, pioneiro na realização das festividades de aniversário do padre. "Ele deu um caráter bem popular à festa, resgatando o folclore", diz. Depois dele, veio o idealizador da Semana Padre Cícero, Dário Maia Coimbra.

Enquete
Satisfação

"Eu sempre tive o Padre Cícero como um santo. Participei de missa celebrada por ele e é muito bom estar aqui"
Alice do Espírito Santo Silva85 anos
Aposentada

"Venho três vezes por ano a Juazeiro para participar das romarias e da missa do aniversário de vida e do dia que ele morreu"
José Adriano do Nascimento70 anos
Agricultor

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romaria; Memorial Padre Cícero, Praça do Cinquentenário, S/N, Juazeiro/ Telefone: (88) 3511.4040

ELIZÂNGELA SANTOSREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário