domingo, 20 de fevereiro de 2011

Temas novos incluídos nos debates da Casa

Clique para Ampliar
Dedé Teixeira considera importante a inclusão do tema mineração nas competências das comissões
ALEX COSTA
Educação Superior, Copa de 2014, Desenvolvimento Regional e Pesca. Esses são os novos temas que foram incorporados às comissões temáticas da Assembleia Legislativa, a partir desta legislatura. A mudança nos colegiados promovida pelo novo presidente da Casa, deputado Roberto Cláudio (PSB), abriu espaço para que novos temas possam ser debatidas obrigatoriamente.
Os deputados escolhidos para dirigirem essas comissões começam a planejar como irão debater, na Casa, esses temas. A deputada Mirian Sobreira (PSB) presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, disse que pretende colocar em pauta as principais reivindicações da sociedade. Ela destaca que atualmente um tema reclama um maior debate é o relacionado à situação do Hospital Universitário Walter Cantídio, que passa por dificuldades financeiras.
A parlamentar disse que deseja levar os integrantes da comissão para uma visita ao hospital, deixando claro que sempre que puder fará os debates fora dos muros da Assembleia. Questionada se o seu colegiado conseguirá dar atenção a três temas (Ciência, Tecnologia e Educação Superior), Mirian Sobreira assegurou que fará o possível para que nenhum assunto fique de fora dos debates daquela nova comissão do Legislativo.
Contudo, ela não é a única deputada que terá que presidir um colegiado tão abrangente. O deputado Dedé Teixeira (PT) presidirá um grupo com quatro temáticas: Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca.

Pautado

Foi ideia do petista desmembrar a antiga Comissão de Agropecuária, Recursos Hídricos e Minerais em dois colegiados, deixando o tema Agropecuária só e trazendo para a Assembleia o Desenvolvimento Regional, Pesca e Minas.
Ele argumenta que o desenvolvimento regional é um tema que vem sendo bastante pautado em todo Brasil por estar ligado à discussão dos territórios, um assunto que segundo ele, foi ganhando espaço a partir da criação do Programa Territórios da Cidadania, instalado no segundo Governo Lula. O projeto financia ações de melhoria da qualidade de vida das populações de 60 territórios rurais brasileiros, dos quais três estão no Estado do Ceará.
No caso da mineração, no entendimento de Dedé Teixeira, era um assunto "adormecido" na Assembleia e que precisa de atenção. Já a pesca virou uma secretaria e por isso, também precisava se destacar na Casa, conforme o petista.
O parlamentar prometeu que irá se reunir com os membros do colegiado, visto que a instalação da comissão aconteceu na última semana, para que haja um planejamento da atuação do grupo, exatamente com o objetivo de fazer com que nenhum tema seja mais ou menos debatido do que os outros.

Conciliar

No caso da Comissão de Cultura e Esporte, o deputado Ferreira Aragão (PDT) acredita que não terá problemas para dar conta das duas temática, pois entende que os assuntos estão ligados. "Dá para conciliar. Quando você trata, por exemplo, de capoeira é cultura e esporte", analisa.
Entretanto é a Copa do Mundo de 2014 que será o motivo da primeira audiência pública a ser promovida pela comissão, conforme informou o deputado. Ferreira Aragão pretende realizar no início de março, um encontro para fazer um "raio x" das principais ações que Estado e Prefeitura de Fortaleza estão promovendo para receber o evento na Capital cearense.
Mas não é apenas isso. O parlamentar quer ainda fazer uma parceria com os órgãos do Município e do Estado que estão tratando do evento, para que a Assembleia possa se informar melhor de como andam os preparativos da Copa de 2014.
fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário