quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Russas e Limoeiro lideram o Ranking da criminalidade no vale do Jaguaribe

Os municípios de Limoeiro do Norte e Russas, localizados no Médio Jaguaribe travam uma disputa diária em números de ocorrências policiais, registrados no dia a dia dos dois municípios.
O alto índice refere ao registro de delitos como furtos e roubos a pessoas, residências, estabelecimentos e veículos. O quadro mostra uma elevação desde o ano de 2007 e indica alguns pontos importantes a serem observados, se não vejamos:

Russas

Na área da primeira Companhia do primeiro BPM (Batalhão de Policia Militar, com sede em Russas, mas que compreende também outras cidades como: Aracati, Fortim, Icapuí, Itaiçaba, Morada Nova, Jaguaruana e Palhano), foram registrados no ano de 2010, 459 furtos e roubos a pessoas, residências, comércio e motos. Dentre os municípios que compreende a primeira Companhia do primeiro BPM (Batalhão de Policia Milita do Ceará), Russas é a cidade com maior número de registros de furtos e roubos no somatório de todos os itens, registrando 194 ocorrências dessa natureza, quando em 2009, foram 135 furtos e/ou roubos diversos registrados (pessoas, residências, estabelecimentos e veículos). De acordo com as estatísticas levantadas, o número de furtos e roubos às pessoas tipo documentos, dinheiro e objetos, e também a estabelecimentos comerciais e residências, na cidade de Russas, aumentaram consideravelmente, de 119 em 2009 para 164 registros em 2010. Houve também um aumento significativo no número de motos furtadas e/ou roubadas. Em 2009, foram furtadas e/ou roubadas 16 motos, já em 2010, o número registra subiu para 30 motos furtadas e/ou roubadas, na cidade russana. Depois de Russas, na área da primeira companhia do primeiro BPM, as cidades que mais registraram ocorrências de furtos e roubos, foram: Morada Nova, Aracati e Jaguaruana. Entre 2009 e 2010, Morada Nova na área da primeira Companhia do primeiro BPM, é a cidade com o maior número de motos roubadas e/ou furtadas, totalizando 59 motos (roubada e ou furtadas) nesses dois últimos anos, seguida por Russas, que teve 46 motos levadas pelos infratores, no mesmo período 2009/2010.



Limoeiro do Norte

A área da quarta companhia do primeiro BPM, com sede em Limoeiro do Norte/CE, mas que compreende também outras cidades como, Tabuleiro do Norte, Quixeré e São João do Jaguaribe, o índice de ocorrências segue o mesmo padrão estatístico de Russas. Em toda área da quarta companhia do primeiro BPM, em 2010 foram registrados 221 ocorrências de furtos e roubos as pessoas, residências, comércio e motos de primeiro de janeiro a 31 de dezembro de 2010.
Dentre os municípios da quarta companhia do primeiro BPM, Limoeiro do Norte é a cidade com maior número de furtos e roubos em todos os itens, registrando em 2010, 138 furtos e/ou roubos diversos as pessoas, residências, comércio e motos), seguida por Quixeré, que registrou 37 ocorrências dessas naturezas. De acordo com as estatísticas, Limoeiro do Norte, teve 47 motos furtadas e/ou roubadas, em 2010, mesma quantidade registrada em 2009. Depois de Limoeiro do Norte, na área da quarta companhia do primeiro BPM, o município com maior número de furtos e roubos de todos os tipos aqui mencionados é Quixeré, com 37 ocorrências, seguida por Tabuleiro do Norte, com 33 registros.



O quadro estatístico abaixo mostra a evolução do numero de delitos registrados nas cidades que compreendem as duas companhias, primeira em Russas e quarta em Limoeiro do Norte, bem como indica um crescimento das praticas delituosas. Olhando minuciosamente, percebe-se de que muitos dos infratores são mais do que reincidentes, e que em sua maioria são adolescentes em media de 15 a 18 anos de idade. Outro fato percebido é a impotência da policia nas suas ações, pela falta de estrutura humana e pelo desestimulo em que a impunidade lhes proporciona, onde muitas vezes prendem os infratores no período da manha e na tarde noite já os encontram circulando nas Ruas graças as brechas existentes na lei que na maioria das vezes beneficia o infrator.

Acompanhe o Gráfico abaixo com a indicação da evolução dos números de ocorrência registradas nos anos de 2008, 2009 e 2010 nas cidades sobre a Jurisdição da 1ª e da 4ª Companhia com sede em Russas e Limoeiro do Norte.


fonte: TV JAGUAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário