quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA: Deputado José Airton entra na luta pelo Campus avançado da UFC

Deputado José Airton manifesta apoio ao movimento de Russas

Acontecerá hoje, 22 a partir das 8h no auditório do CVT uma audiência pública para debater a instalação do campus avançado da UFC em Russas.

Foram convidados vários parlamentares, vereadores o prefeito e demais autoridades interessadas no processo. Um dos convidados o Deputado Federal José Airton Cirilo, que inclusive é o autor do projeto que cria a Universidade Federal Jaguaribana, impedido de comparecer envia carta de total apoio ao movimento. 


Deputado José Airton Cirilo, em 22/12/2010.


Senhoras e Senhores, 

Comunico minha impossibilidade de estar na Cidade de Russas para essa importante audiência pública que irá discutir a implantação do Campus Avançado da UFC. Agradeço, honradamente, o convite, mas minha presença em Brasília é fundamental, visto que estamos com importantes votações previstas, inclusive a Lei Orçamentária Anual.

A demanda por ensino superior na região existe e em volume considerável. Há uma grande quantidade de jovens que precisa se deslocar para outras cidades para cursar uma faculdade.

Essa preocupação com o ensino superior me acompanha desde o início de meu mandato, quando, ainda em 2007, apresentei um projeto de lei visando à criação da Universidade Federal Jaguaribana – UFJA-CE, PL nº 2.706/2007. Esse projeto busca atender toda a nossa região. A Região do Vale do Jaguaribe é formada pela união de vários municípios, sua população está estimada em mais de 520 mil habitantes. O acesso ao ensino superior gratuito é uma necessidade na busca da capacitação dos jovens, na produção de tecnologia e de capital humano.

Democratizar o acesso ao ensino superior, a essas pessoas que estão fora do ambiente universitário, faz-se uma medida urgente. O acesso ao ensino superior público de qualidade constitui um insumo vital para a capacitação de mão-de-obra especializada e produção de tecnologia de ponta, indispensáveis para o enfrentamento dos desafios da sociedade.

Portanto, vimos emprestar nosso apoio nessa luta para implantar uma Universidade, mesmo que seja, inicialmente, através de um campus avançado. A criação desse novo campus abrirá oportunidade extraordinária para os jovens, capacitando profissionais para as indústrias da região, além de criar novas frentes de trabalho para professores, técnicos e auxiliares da educação.

Podem contar com meu apoio!

JOSÉ AIRTON CIRILO

DEPUTADO FEDERAL – PT/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário