quarta-feira, 18 de abril de 2018

Limoeiro do Norte ao som da sanfona

De cima para baixo, da esquerda para a direita: Karolzinha do Acordeon; Chico Justino; Nonato Luiz e Adelson Viana; Cecilia do Acordeon; Caetano do Prado; e Maria Marlene
Diário do Nordeste
A cidade de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, vai se tornar a capital da sanfona entre os dias 19 e 21 de abril. Em sua 11º edição, o Festival de Sanfoneiros acontece na praça da Igreja Matriz da cidade interiorana. Com uma programação totalmente gratuita, durante os três dias a sanfona encanta a população limoeirense.

Às 20h acontece o cortejo de abertura. Artista da cidade, Caetano do Prado abre as apresentações individuais às 20h30. Freitas Filho e Samuel Rocha sobem ao palco às 21h.

Dom Ratinho, músico que já integrou a banda Mastruz com Leite, no início dos anos 1990, também é uma das atrações do primeiro dia.

Karolzinha do Acordeon encerra as apresentações na noite de abertura do festival e se apresenta às 22h30. Em um evento marcado pela diversidade, a sanfoneira comenta a participação das mulheres.

"Sempre foi muito difícil entrar nesse cenário dominado por homens, mas há muitas mulheres que começaram a tocar justamente por essa disseminação do acordeon. Muitas mulheres sanfoneiras dominam bem o instrumento, até melhor do que muitos homens", ressalta ela, que participa pela primeira do festival.

Início

Karolzinha começou a tocar aos 6 anos. O instrumento ainda não era a sanfona, mas o violão. Aos 12, o acordeon se tornou companheiro inseparável, paixão aumentada pelo incentivo do pai (Lourenço) e dos irmãos (Clayton e Cleber).

Integrante do Forró das Atrevidas, banda composta apenas por mulheres, além de clássicos do forró a sanfoneira também canta e toca músicas autorais.

"Tive muitas dificuldades. Cheguei a fazer show de graça só para poder mostrar meu trabalho. É muito complicado para quem está nesse meio, mas consegui conquistar meu espaço", pontua.

Programação

Na sexta e no sábado a programação segue com Raimundo Gabriel, que já integrou bandas como Styllus, Forró Beleza e o grupo do sanfoneiro Carlito Bandeira. Ele sobe ao palco às 20h, seguido de Cecília do Acordeon, de apenas 10 anos, natural de Redenção.

Às 21h quem assume a noite é Clementino Moura Filho, herdeiro do saudoso sanfoneiro Clementino Moura - falecido em 2017. Chico Justino encerra a programação e convida para tocar junto o sanfoneiro Redondo.

Dupla

No sábado (21), Maria Marlene apresenta o melhor do forró a partir das 20h. Sanfoneira natural de Russas, mora há 30 anos em Aracati e já recebeu o título de Cidadã Aracatiense. Adelson Viana e Nonato Luiz trazem as tradições para o palco na sequência.

Adelson é acordeonista, compositor, arranjador e cantor e já fez parceria com Dominguinhos, Fagner, Zeca baleiro, Elba Ramalho, dentre outros medalhões.

Nonato Luiz, por su vez, é referência no acordeon e já tem mais de 35 álbuns gravados em sua discografia. A dupla cantará algumas músicas do álbum "Dobrado", lançado por ambos em 2009.

Às 21h30 é a vez de Zé Airton, Eu e Nós Aqui, seguida de Deuseirton do Acordeon, encerrando com a apresentação do sanfoneiro Lucas Souza, às 22h30.

Espaço

Além dos shows na praça da matriz, haverá uma agenda de atividades especiais na praça da Coluna da Hora (praça Capitão João Ennes), no sábado (21) pela manhã. O palco é aberto para instrumentistas iniciantes, amadores e amantes da sanfona. Haverá também pequenas apresentações de músicos profissionais convidados pelo festival, nas famosas canjas.

O Festival de Sanfoneiros é uma realização do Instituto Brasil de Dentro, organização não-governamental (ONG) da cidade de Limoeiro do Norte, e conta com parceria da Enel.

O evento tem apoio da Prefeitura de Limoeiro do Norte e do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). O evento dedicado à sanfona existe desde 1698, originado do programa de rádio "Vesperal do Volante" da rádio Educadora Jaguaribana. Na época foram realizadas cinco edições até 1972.

Com uma pausa de 34 anos, o festival foi resgatado em 2006 pelo Instituto Brasil de Dentro. O formato competitivo durou até a 9º edição; a partir do ano seguinte, o festival passou a valorizar apresentações musicais e culturais.

Hoje, o objetivo é ajudar a cadeia produtiva da música, a formação de plateia e o intercâmbio de músicos de regiões e estilos diferentes, tendo a sanfona como protagonista.

Programação

19/04 (quinta)

20h - Cortejo de abertura

20h30 - Caetano do Prado

21h - Freitas Filho e Samuel Rocha

22h - Dom Ratinho

22h30 - Karolzinha do Acordeon

20/04 (sexta)

20h - Raimundo Gabriel

20h30 - Cecília do Acordeon

21h - Clementino Moura Filho

21h30 - Fransquin do Mela Pinto

22h - Chico Justino, com a participação de Redondo

21/04 (sábado)

8h - Forró na Feira

Local: praça Capitão João Ennes

20h - Maria Marlene

20h30 - Adelson Viana e Nonato Luiz

21h30 - Zé Airton, Eu e Nós Aqui

22h - Deuseirton do Acordeon

22h30 - Lucas Souza

O local de todas as apresentações é a praça da Igreja Matriz

Mais informações

Festival de Sanfoneiros. Nos dias 19 a 21 de abril, a partir das 20h. Na praça da Igreja Matriz de Limoeiro do Norte (R. Padre Joaquim de Menezes - Centro). Gratuito. Contato: (85) 9 9684.1980

Nenhum comentário:

Postar um comentário