terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Número de casos de microcefalia no Ceará cai em 60% em 2016

Guilherme só foi apresentar os sintomas aos 4 meses de idade (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Número de casos de microcefalia cai em 60% no Ceará (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
O Ceará registrou, até o fim de novembro, 94 casos de microcefalia, uma redução de 60% em relação ao ano passado, quando 231 crianças foram diagnosticadas com a malformação craniana entre outubro e dezembro, quando foi iniciado o surto da doença no país.
Fortaleza foi a cidade com maior incidência da microcefalia, com nove casos confirmados. Também houve registro em Canindé, Russas (dois casos em cada cidade) e em outros 12 municípios.
Recomendações
Para evitar o contágio, a Secretaria de Saúde orienta sobre os cuidados com o mosquito Aedes aegypti, vetor do vírus. As gestantes devem fazer uso de repelente tópico, considerando a relação causal entre o Zika vírusx e os casos de microcefalia relacionada ao vírus Zika diagnosticados no país. Estudos indicam que o uso tópico de repelentes a base de DEET por gestantes não apresenta riscos.

Em casa, os repelentes ambientais  saneantes regularizados devem ser regularizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisax). Esses produtos não devem ser indicados ou utilizados diretamente em seres humanos, mas em superfícies inanimadas e/ou ambientes, seguindo sempre, com atenção, as orientações do fabricante.
É importante que as gestantes realizem um acompanhamento e as consultas de pré-natal, com a realização de todos os exames recomendados pelo médico.  Elas também não devem consumir bebidas alcoólicas ou qualquer outro tipo de drogas, não utilizar medicamentos sem orientação médica e evitar contato com pessoas com febre ou infecções.
Além disso, a população  deve adotar medidas que possam reduzir a presença de mosquitos transmissores de doença, com a eliminação de criadouros e proteger-se da exposição de mosquitos, como manter portas e janelas fechadas ou teladas. Gestantes devem usar calça e camisa de manga comprida e utilizar repelentes permitidos para gestantes.
Do G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário