quarta-feira, 13 de maio de 2015

O "Mapa Cultural do Ceará", que será lançado amanhã, irá percorrer 184 cidades registrando o patrimônio cultural

Manifestações da cultura tradicional e contemporânea são foco do registro
Manifestações da cultura tradicional e contemporânea são foco do registro
FOTO: LUCAS DE MENEZES
A geografia da cultura cearense começa a ser redesenhada a partir de amanhã. O esforço de percorrer todas as regiões do estado, registrando e mapeando o que há de cultura material e imaterial é o foco do projeto "Mapa Cultural do Ceará", que será lançado amanhã, às 19h, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC).

O projeto é uma demonstração de que "existem várias formas de se fazer parceria público-privada", explica Leandro Guimarães, idealizador e coordenador da iniciativa. Viabilizado pela Lei do Mecenato Estadual (que financia ações por renúncia fiscal), o projeto conta com patrocínio da Petrobras e execução pela Associação de Circos e Artistas do Nordeste (Ascan). A ideia, explica Leandro, é atualizar os dados sobre as manifestações culturais existentes nos 184 municípios cearenses.

Metodologia

Conforme o coordenador, há mais de seis meses uma equipe trabalha na metodologia do projeto, que deverá ser concluído dentro de um ano e meio. O mapa pretende fazer uma varredura de informações sobre festas, artesanato, música, dança, patrimônio material e imaterial, entre outras manifestações verificadas nos municípios cearenses.


Os dados serão coletados tanto in loco, através da pesquisa de campo realizada por 60 pessoas, quanto via internet. Além de atualizar o Sistema de Informações Culturais (Sinf), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), já existente, o estudo pretende mensurar qual o impacto dessas manifestações na economia local. O último levantamento sobre o tema foi realizado durante a gestão do ex-governador Lúcio Alcântara (2003-2007), "por isso é preciso rever os dados".

Após a conclusão do estudo, as informações ficarão disponíveis em plataforma digital e servirão para auxiliar na elaboração de políticas nos municípios cearenses. "A partir de quinta-feira a equipe de consultores começará a varredura", assegura Leandro Guimarães, completando que 14 caravanas atuarão em cada uma das microrregiões do Estado.

Relevância

O mapa terá impacto na elaboração das políticas culturais do governo, uma vez que, atualmente, o repasse de recursos é feito de forma equitativa entre a Capital e o Interior e, conforme promessa do governador Camilo Santana, o percentual poderá chegar até 1,5% do orçamento. "A divisão acontece de forma intuitiva", afirma o coordenador do projeto, prometendo após a finalização do diagnóstico, ser possível partir de elementos reais para fazer a distribuição da verba destinada à cultura.

A intenção é deixar o Sinf munido com informações mais sólidas e atuais. As equipes foram treinadas para fazer o diagnóstico a partir do perfil de cada município.

O projeto conta com apoio da Secult, cuja atual gestão defende proposta de interiorização cultural. Trata-se de proposta da iniciativa privada, que também participa da política de interiorização cultural.

"O Estado já realizou iniciativas dessa natureza, mas os dados estão defasados", reforça Leandro. O coordenador alega terem entrando em discussão elementos novos, citando os conceitos de economia solidária e criativa. Ambas têm impacto na economia da cultura, ressalta. Alguns municípios estão mais organizados, como Crato, que possui catalogação de suas manifestações, e também Pacoti.

O lançamento do projeto contará com recepção de projetos sociais, com a participação de representante do MinC, da Petrobras e do titular da Secult, Guilherme Sampaio (PT). O estudo integra as metas do Plano Nacional de Cultura (PNC), sendo previsto pelo Plano Estadual da Cultura do Ceará. Fazem parte do estudo: artesanato, patrimônio material (edificações, sítios e parques naturais), patrimônio imaterial (festas religiosas, festas populares, festas civis, lendas, mestres de cultura, culinária, história e memória, fazeres populares). Também serão mapeadas manifestações artísticas modernas e eventos culturais (teatro, dança, música, artes plásticas, artes visuais, festivais, mostras) e equipamentos culturais (biblioteca, museu, teatro, auditórios, salas de cinema, estádio, ginásio, boate ou casa de forró, bar com palco, clube, livraria, loja de discos, videolocadora).

Mais informações:

Lançamento do Mapa Cultural do Ceará. Quinta-feira (14), às 19h, no auditório do Centro Cultural de Arte e Cultura Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Contato: (85) 3488.8600

Iracema Sales
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário