quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Hemoce está com estoque em baixa

Devido ao feriado do dia 7 de Setembro, muitas bolsas de sangue foram utilizadas, na Capital e no Interior do Estado

Piorou a situação do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), que há duas semanas apresenta baixa no estoque de suas bolsas de sangue. Sobrecarregado devido aos acidentes ocorridos durante o feriado do dia 7 de Setembro, a instituição anunciou que passa por uma situação de emergência e pede a colaboração da população na doação, principalmente, sangues do tipo A+ e O+.
Não é apenas a unidade da cidade de Fortaleza que precisa de reforço nas doações. Os postos do Hemoce localizados nos municípios de Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral, Juazeiro do Norte também estão enfrentado dificuldades e precisam de doações.

A coordenadora de captação de doadores do Hemoce, Nágela Lima, explica que, há duas semanas, a instituição enfrenta dificuldade com a redução das bolsas de sangue. "É importante que se tenha a consciência de que não existe outro tratamento ou medicamento para quem precisa de sangue. Nós pedimos que a população compareça urgente a uma dos nossos postos de coleta o mais rápido possível, pois não estamos conseguindo normalizar nosso estoque", ressalta.

Fatores

Nágela Lila lembra, ainda que, como os tipos sanguíneos, A+ e O+, são os mais comuns, uma maior quantidade de pessoas faz uso dessas bolsas, por isso a necessidade maior, tanto na Capital quando no Interior do Estado, é por esses dois fatores.

Conforme dados do Hemoce, dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) junto a informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registraram uma média de um acidente a cada hora no Estado do Ceará. Ao todo, foram 25 acidentes, com 28 feridos, além de cinco mortes.

Atualmente, o Hemoce dá assistência a 168 hospitais públicos e 126 unidades particulares que possuem leitos do sistema Único de Saúde (SUS). Estão na lista dos hospitais atendidos pela instituição o Instituto José Frota (IJF) e o Hospital geral de Fortaleza (HGF). Toda a Hemorrede do Estado assiste a 184 municípios do Ceará, por meio de 63 agências transfuncionais para atender mais de oito milhões. Fazem parte dessa rede as cidades de Quixadá, Juazeiro do Norte, Sobral, Iguatu, Crato.

Os interessados em realizar doações de sangue devem ter entre 16 e 67 anos e pesar mais de 50 quilos e portar documento com validade nacional com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o Termo de Consentimento à Doação assinado pelo responsável legal. A ficha está disponível no site do Hemoce.

Além da sede do Hemoce - que atende entre as 7h30 e 18h30 de segunda à sexta-feira e aos sábados, de 8 às 16 horas - também recebe doações de sangue o posto de coleta do Instituto José Frota (IJF), de 7h30 às 18h30, além de sabados, domingos e feriados, de 13 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário