quinta-feira, 30 de agosto de 2012

III Feira do Livro é aberta na Capital

Diversos alunos que estiveram, na manhã de ontem,
primeiro dia do evento, no Centro da Cidade,
puderam conferir momentos de contação de histórias,
 além de personagens infantis FOTO: ALEX COSTA
Estudantes da escola pública têm direito a vale-leitura que podem ser trocado por livros durante o evento
O mundo dos livros invadiu a Praça do Ferreira, no Centro da Capital, na manhã de ontem, durante o primeiro dia da III Feira do Livro Infantil de Fortaleza. O objetivo do evento é criar um espaço gratuito de leitura, conhecimento e trocas de experiências literárias. A iniciativa segue até o dia 1º de setembro.

Os estudantes que visitaram os diversos espaços do evento se encantaram com a grande quantidade de livros e também com as contações de histórias que, conforme os alunos, conseguiam deixar os livros ainda mais interessantes. No local, os jovens também tiveram a oportunidade de participar de oficinas e rodas de leitura.Por meio do "vale-leitura", serão distribuídos quatro mil livros infantis gratuitamente às crianças de escolas públicas previamente cadastradas. Além disso, serão entregues quatro mil lanches a essas crianças no período em que estiverem na Feira.

Um dos maiores sucessos entre os participantes que estiveram na Feira do Livro era a estátua de uma bruxa com sete metros de altura, assim como a estátua dos personagens João e Maria, com cerca de dois metros cada um, criadas pelo artista Necelio Grud. Enquanto isso, a pequena Bianca de Oliveira Amarante Guedes, oito anos, foi à Praça do Ferreira em busca de livros de aventura. "Gosto muito de ler essas histórias lá em casa", comentou a estudante. Ela também fez questão de tirar fotos ao lado da bruxa gigante e dos personagens João e Maria. "Achei bem legal, pois eles são muito grandes. A gente acaba tendo um pouco de medo", disse.

O jovem João Lucas Albuquerque, 12 anos, faz questão de voltar para a Feira do Livro para acompanhar as outras atrações. "A contação de histórias me deixou muito animado. Depois, quero voltar com meus pais para comprar alguns livros bem legais que vi por aqui", revelou.

Biblioteca
Para ele, ter visitado uma biblioteca em um ambiente aberto foi uma experiência nova e bastante interessante. "Essa é a primeira vez que eu vejo uma biblioteca assim. Achei bem legal e gostaria que tivessem mais", acrescentou João Lucas Albuquerque.

Já a estudante Rayane Oliveira, sete anos, também se disse muito feliz porque ganhou um livro durante a visita à Feira. "Gostei de tudo por aqui porque sempre achei que ler é muito importante", frisou.

Segundo o coordenador geral da III Feira do Livro Infantil de Fortaleza, Almir Mota, 80 escolas vão levar seus estudantes para conhecer o evento durante os quatro dias. Dessa forma, os pequenos levam a experiência para casa e, assim, reforçam o hábito da leitura. Mota acredita que a praça é o local mais democrático da cidade e, por isso, foi escolhida para receber a Feira. "Por aqui, passam todos os públicos, e isso é o melhor para a leitura", acrescenta.

Além disso, o coordenador afirmou que também existem palestras e oficinas para os pais e educadores dos jovens durante os dias de realização da Feira. Isso faz com que pessoas de todas as idades tenham a oportunidade de participar do evento.

THIAGO ROCHAREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário