quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Artesanato cearense atrai turistas

Clique para Ampliar
FOTO: LUCAS DE MENEZES
Roupas brancas predominam entre os produtos oferecidos no Mercado Central
 Uma infinidade de bordados, redes, bolsas, roupas e calçados artesanais, tudo na cor branca. É assim, já no clima das festas de Ano-Novo, que o Mercado Central de Fortaleza se despede de 2011. Na manhã de ontem, milhares de pessoas visitavam o polo comercial, muitas delas na busca pela melhor roupa para brindar a chegada de 2012. Para a maioria dos turistas e vendedores que passavam por ali, o maior atrativo do Mercado é a referência turística do prédio na Capital. "O sujeito que vem aqui para Fortaleza e não conhece o Mercado Central perde a viagem. Não vale a pena, porque aqui não é só um lugar onde se encontra tudo, é também um tesouro da cidade", declara o comerciante Lessa Oliveira. Ele, que já trabalha como vendedor há mais de 50 anos, oferecia em seu box apenas roupas e bordados brancos, todos produzidos artesanalmente. Luciana Donato, do Rio de Janeiro, aproveita a passagem por Fortaleza para comprar as roupas de Ano-Novo no Mercado. "Temos a superstição de procurar roupa que traga coisas boas para o ano que está chegando".

Segundo os vice-presidentes da Associação de Lojistas do Mercado Central (Almec), Jocildo Luz e João Eudes de Oliveira, é esperado um incremento que varia de 10% a 15% nas vendas até o Réveillon. Apesar do aumento de compradores, os vice-presidentes contam que há uma notável redução no poder de compra dos consumidores. "A expectativa de fluxo de consumidores é boa. Esperamos que daqui para as primeiras semanas de janeiro tenhamos cerca de cinco mil consumidores diários", diz Jocildo.

Para melhorar a estrutura do Mercado, João Eudes destaca que, até março de 2012, deverá ser concluída a obra de reforma do teto do prédio. O vice-presidente adianta que está prevista a construção de 16 banheiros e a instalação de um anfiteatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário