quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

VII Festival Internacional de Folclore apresenta 10 grupos do Brasil e do Paraguai no Vale do Jaguaribe

Esse ano, o festival levará a cultura popular a seis municípios do Vale do Jaguaribe durante quatro dias
Por SECULT 
O VII Festival Internacional de Folclore do Ceará, que será realizado de 7 a 10 de fevereiro nas cidades de Alto Santo, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Quixeré, Russas e Tabuleiro do Norte, terá a participação de 10 grupos de cinco estados brasileiros e do Paraguai. Do Ceará, participarão a Companhia de Ritmos e Danças Populares – CORDAPES, Grupo de Dança Tablado, Grupo Oré Anacã – Grupo de Danças da UFC, Grupo Parafolclórico Fulô do Sertão (Senador Pompeu) e Cia Txai de Danças Populares, que será homenageada nesta edição.

Da Paraíba, virá a Tropa de Danças Regionais; de Pernambuco, o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião; do Pará, o Grupo Parafolclórico Asa Branca; de São Paulo, o Grupo Apolo de Danças Gregas; e do Paraguai, o Grupo Paraguay Ete Villa Elisa. Entre as atrações, haverá ainda a Coroação das Rainhas dos Maracatus Cearenses: Az de Ouro, Nação Baobab, Nação Iracema e Vozes da África, todos de Fortaleza e Nação Jaguaribe de Limoeiro do Norte.

A programação do VII Festival Internacional de Folclore do Ceará será realizada em escolas, ginásios, faculdades e centros culturais das sete cidades do Vale do Jaguaribe, totalizando mais de 20 espaços cênicos, que receberão apresentações musicais, de dança folclórica e comercialização de artesanato, literatura de cordel e gastronomia regional. A população também poderá participar das ações formativas, que incluem aulas-show, vivências e exposições, valorizando a cultura popular e fortalecendo o Ceará como cena internacional da dança, arte e cultura. Todas as atividades são gratuitas.

A sétima edição do Festival Internacional de Folclore do Ceará irá reunir, durante os quatro dias de evento, cerca de 300 artistas de Grupos de Projeção Folclórica de abrangências local e nacional, Grupo de Etnia e Grupo Internacional. Além de valorizar as tradições, a pesquisa e a experimentação, o Festival promoverá o encontro entre as mais distintas manifestações culturais e trará reflexões sobre as danças folclóricas em um contexto internacional, por meio do qual será possível conhecer aspectos da trajetória de um povo e ampliar conhecimentos.

Em reconhecimento pelos trabalhos de fortalecimento da cultura popular, o Festival irá homenagear em 2019 a Cia Txai de Danças Populares, que acaba de completar 18 anos de atividades; e o pesquisador Clerton Martins, professor-titular do curso de Psicologia da Unifor, doutor em Psicologia pela Universitat de Barcelona e pós-doutorado em Estudos do Ócio pela Universidad de Deusto, na Espanha.

O VII Festival Internacional de Folclore do Ceará é uma realização da EnCena Produções em parceria com as Prefeituras Municipais de Limoeiro do Norte e de Morada Nova, Colégio Diocesano Padre Anchieta, Academia Limoeirense de Letras, Universidade Estadual do Ceará (UECE) / FAFIDAM, Brisanet, Doces Limoeiro e Multiplac; apoio do Conselho Internacional de Dança (Cid-Unesco), Organização Internacional de Folclore e Arte Popular (IOV), Comissão Nacional de Folclore, Comissão Cearense de Folclore e Associação Txai Cultura e Arte; e promoção do Instituto União de Arte, Educação e Culturas Populares. O Festival tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, via Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual). Agradecimentos à Enel.

Serviço:

VII Festival Internacional de Folclore do Ceará

Data: De 7 a 10 de fevereiro de 2019

Local: Vale do Jaguaribe (CE)

Programação gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário