Diário do Nordeste
A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) divulgou, na manhã desta sexta-feira (18) o prognóstico para a quadra chuvosa de 2019. O órgão avaliou um cenário favorável para chuvas em torno da média histórica, minimizando cenários negativos estimados nos últimos meses.
A avaliação climática aponta que há 40% de probabilidade para chuvas em torno da média histórica, 30% inferior à normalidade e 30% de chances de se encerrar acima do normal.
O prognóstico revela também que no Centro-Sul do estado, a categoria mais provavel é abaixo do normal, enquanto na Região Litorânea cearense, as chances são acima do normal.
Há ainda uma tendência de que, a partir de abril, as chuvas diminuam em todo o estado.
Ainda assim, o cenário do trimestre fevereiro/março/abril deste ano é menos favorável que o do mesmo período do ano passado, quando a Funceme apontou 40% de probabilidade de as chuvas ficarem acima da média, 35% dentro da média e 25% abaixo da média.
Neste ano, houve a confirmação do El Niño, um dos fatores que impactam nas chuvas no Ceará. O fenômeno, que acontece no Oceano Pacífico, aquece as águas a oeste da América do Sul e colabora para afastar nuvens de chuva do Estado.
As precipitações para o trimestre março/abril/maio devem ser divulgadas no próximo mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário