segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Chuvas no Ceará: precipitações atingem todas as regiões do Estado

Precipitação forte nesta segunda-feira na Fazenda Logradouro na cidade de Independência. — Foto: Alberto Coelho/Arquivo Pessoal
Precipitação forte nesta segunda-feira na Fazenda Logradouro na cidade de Independência. — Foto: Alberto Coelho/Arquivo Pessoal
Por Gioras Xerez, G1 CE

Pelo menos 125 municípios registraram chuvas no intervalo entre as 7h deste domingo (9) e as 7h desta segunda-feira (10), segundo o balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Até o momento, as maiores precipitações informadas aconteceram em Iguatu (105,0 mm), Canindé (83 mm) e Lavras da Mangabeira (72 mm), que são municípios da Região Centro-Sul, Sertão Central e Cariri. Os dados são parciais e podem ser acompanhados por meio do site da Funceme ou pelo aplicativo Calendário de Chuvas.

Em Fortaleza, a Funceme registrou chuvas em quatro postos na capital. No posto do Pici choveu 11,8 milímetros. No da Água Fria, foram computados oito milímetros. E, no posto Castelão e Messejana, foram registrados 3,4 e 1,6 milímetros.

Segundo a Funceme, as condições meteorológicas atuais indicam continuidade das precipitações, pelo menos, até a próxima quarta-feira (12). Hoje, a previsão do tempo indica nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões, isto é, o céu deverá se apresentar com cobertura variada de nuvens e com precipitações.

Nesta terça e na próxima quarta, a previsão dos meteorologistas da Funceme aponta nebulosidade variável com eventos de chuva no Litoral, na Ibiapaba, no Maciço de Baturité, na região Jaguaribana e no Sertão Central, e possibilidade nas demais regiões.

Temperatura
Entre a manhã deste domingo e a de hoje, a maior temperatura máxima do Ceará foi registrada em Jaguaribe, na região Jaguaribana, com 37,7°C. O município, desde novembro, vem apresentando, constantemente, altas temperaturas. Porém, situação comum neste período do ano. Já a menor temperatura mínima observada foi registrada em Guaramiranga, com 19,7°C.

No mesmo intervalo de tempo, Fortaleza registrou máxima de 32,4°C e mínima de 24,1°C. As temperaturas máximas e mínimas são pontuais em determinado intervalo de tempo e não constantes durante aquele período indicado. Normalmente, os picos das máximas acontecem entre as 12 e as 15h. Já a mínimas entre a noite a madrugada, condições que variam também de região para região. Os modelos de previsão indicam cenário semelhante para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário