quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Timbaúba de Nossa Senhora das Dores agora é distrito

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas em pé

Um dia inesquecível para os moradores de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, que na manhã desta quinta-feira, dia 15 de novembro, feriado nacional alusivo a Proclamação da Republica quando foi instalado o agora distrito de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores, agora fazem parte do novo distrito as localidade de:Rebolada, Jaburu, Gracismões I e II e Macambira.

Após ser aprovado pela Câmara Municipal de Russas e sancionado, pelo Prefeito Weber Araújo, o Projeto de Lei de iniciativa popular, possibilitou a localidade rural de Timbaúba de Nossa Senhora das Dores se tornar distrito. 

“O povoado possui todas as exigências, tais como quantidade de eleitores, moradias e escola para se tornar um distrito de Russas”, foi esse um dos argumentos usado pelo Vereador Paulo Santiago, que apresentou a Câmara o Projeto de Lei de iniciativa Popular, seguido de uma abaixo-assinado com 832 assinaturas. Na casa legislativa o apoio foi unanime, e já foi marcada para a noite do dia 4 de dezembro(terça-feira) a realização de uma sessão itinerante  da Câmara Municipal de Russas no mais novo distrito.
O parlamentar adiantou que recursos oriundos de emendas parlamentares do Deputado Federal, Adail Carneiro serão disponibilizados para construção da Unidade Básica de Saúde(UBS), do novo distrito.

O prefeito Weber Araújo destacou na oportunidade, que a Ingá também tem potencial para se tornar distrito, e que os parlamentares já podem iniciar o processo necessário, para que em breve aquela região também ganhe o seu distrito.   

Distrito é o território em que se subdivide o município, e costuma se subdividir em bairros. As vantagens são inúmeras. Tornando-se distrito, o Povoado de Timbaúba ficaria apto a receber verbas específicas para localidades com essa classificação. Enquanto distrito, Timbaúba de Nossa Senhora das Dores disporá obrigatoriamente de cartórios de ofícios de registro civil e  poderá sediar uma subprefeitura ou administração regional, poderá ainda receber agências bancárias, correios, postos para pagamentos de água, luz, telefone, enfim, tornando-se distrito a mudança de vida dos comunitários melhoraria bastante e passaria a funcionar como uma pequena cidade.

A solenidade foi prestigiada por boa parte dos parlamentares da casa legislativa russana, como:Amarilio Ribeiro, Sgt. Girleudo, Nathizael Gonçalves, Hraoldo Torquato, Júnior Martins, Rodolfo Nogueira, Jorginho do Isaac, Piquet Nogueira e Paulo Santiago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário