segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Deputadas apontam diagnóstico precoce para detectar câncer infantojuvenil

Resultado de imagem para raquel marques
Deputada Raquel Marques aponta diagnóstico precoce para detectar câncer infantojuvenil.
Com informações da AL
O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) estima, para 2018, 12.500 casos de câncer em crianças e adolescentes no Brasil. Nesse cenário, o Nordeste ocupa o 2º lugar, com previsão de 2.900 casos. Para enfrentar esses quadro, o diagnóstico precoce e o acesso rápido ao tratamento qualificado são imprescindíveis.

O alerta é de parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará, no Dia Estadual de Combate ao Câncer Infantojuvenil, 23 de novembro. A data, instituída em lei criada na AL em 2008, converge com a nacional e busca a sensibilização sobre a questão de saúde pública que afeta crianças e jovens.

Informação
Para a deputada Rachel Marques (PT), prevenção e informação são essenciais quando se fala em câncer e, especialmente, nos casos infantojuvenis. A parlamentar afirma que campanhas de conscientização e sensibilização sobre o tema são muito importantes, pois muitas vezes há desconhecimento sobre o aparecimento dos primeiros sinais. “São informações que precisam ser difundidas entre as famílias, para que possam identificar precocemente”, assinala.

A deputada também aponta a ação do Poder Público em oferecer tratamento de forma rápida e decisiva no processo de cura e na qualidade de vida das crianças e adolescentes que têm câncer e precisam enfrentar a doença. Segundo o Inca, o câncer é a principal causa de morte por doenças em crianças e adolescentes no Brasil.

Alerta
A deputada Fernanda Pessoa (PSDB) afirma que o crescimento de casos de câncer em crianças nos últimos anos acende um sinal de alerta e, no mês que acolhe data de combate à doença, é necessário lançar luz a essa questão. A parlamentar cita o trabalho do Hospital Infantil Albert Sabin, localizado em Fortaleza, como referência no tratamento do câncer infantojuvenil, resultado da dedicação dos profissionais da medicina, enfermagem e gestão.

Combate
Fernanda Pessoa pontua a importância de mais políticas públicas para que todos tenham acesso ao tratamento e ao diagnóstico precoce e afirma que o trabalho de mandato dela tem fortalecido essa corrente, com projetos para aumentar a capacidade de números de biópsia para detectar câncer de mama e próstata, assim como a perspectiva de que isso seja ampliado para outros tipos da doença. A deputada é autora da Lei 15.669, de 2014, que institui 27 de novembro como o Dia Estadual do Combate ao Câncer no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário