segunda-feira, 11 de junho de 2018

Morre Zé Veloso um dos craques da conquista do intermunicipal de futebol de 1955

Zé Veloso ergue o troféu de campeão do intermunicipal de 1955, 50 anos após a conquista 
Foi sepultado na manhã desta segunda-feira(11) o corpo de José Veloso Bezerra, no cemitério Bom Jesus dos Aflitos em Russas, ex-craque do futebol russano, campeão do intermunicipal de futebol do ano de 1955, pelo Atlético Club Russano(ACR).

Zé Veloso que faleceu no domingo(10), aos 90 anos, foi considerado um dos grandes nomes do futebol não só de Russas, mas do estado do Ceará, prova disso foram as propostas para jogar no Sport de Recife, América de Natal e Vasco da Gama, neste último, ele até aceitou, mas chegando no Rio de Janeiro, foi informado que passaria por exames médicos e dentários, como tinha medo de dentista, desistiu, vindo embora sem avisar a ninguém. 

Seus companheiros de equipe, sempre lembravam dele como sendo o craque da equipe, muito embora não fosse um atacante, e sim um lateral, seu espirito de liderança lhe fizeram o capitão da equipe campeão de 1955.
Equipe campeão de 1955 do intermunicipal de futebol em pé: Oswaldo Moreira, Til, Chicletes, Lauro, Vicente, Raimundinho e Zé Veloso. Agachados: Piabuçu, Fernando, Ari, Odovaldo e Zezé.
Zé Veloso tinha orgulho em dizer que sua geração mandava no futebol do interior, pois até mesmo os três grandes clubes da capital, aqui jogaram e foram derrotados, foi 1x0 no Ceará, 2x1 no Fortaleza e 3x1 no Ferroviário. 

Ele criticava os jogadores da atualidade, por só pensarem no lado financeiro “jogávamos com amor e raça, hoje só querem dinheiro” dizia Zé Veloso.

Em 2005, 50 anos após a histórica conquista, sua geração foi homenageada pela revista Planeta Vale, coordenada por Evandro Silva, Hudson Pascoal e Ricardo Torres, junto com a secretaria de Cultura Esporte e Juventude, que tinha a frente José Dagoberto Alves, na gestão do ex-prefeito Raimundo Cordeiro de Freitas, durante o encontro Heróis da conquista, quando estiveram presentes além de Zé Veloso, Oswaldo Moreira (Presidente do ACR), e os jogadores: Chicletes, Vicente de Matos, Odovaldo e Zezé. 

Em 2016, o Dia do Flamenguista realizou uma nova edição do encontro, desta vez, reunindo os campeões dos intermunicipais de 1955 e 2005, deste Zé Veloso, com problemas de saúde, não conseguiu comparecer, estando presente de sua geração, apenas Zezé e Vicente de Matos, este último vindo a falecer meses depois. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário