Foto: VC Repórter |
Diário do Nordeste
O município de Icapuí, no Litoral Leste do Estado, registrou 255 milímetros - a maior chuva do Ceará entre quinta (12) e sexta-feira (13). Essa também foi a maior chuva do município em 30 anos.
Além de estradas alagadas, a cidade registrou erosão de córregos e residências ficaram rodeadas pelas águas, feito ilhas de concreto. Anéis de cimento em sistema de drenagem foram danificados pela enxurrada.
A Prefeitura Municipal diz que ainda aguarda a presença da Defesa Civil do Estado.
Segundo a coordenação municipal da Defesa Civil, os estragos só não foram maiores porque, desde dezembro, foi realizado um trabalho preventivo nas áreas mais vulneráveis.
Histórico de chuvas na cidade
A maior chuva do Ceará neste ano é também a maior de Icapuí desde 1988 - a segunda maior precipitação do município deu-se em 2017: com 223,6 mm.
“Estamos fazendo um acompanhamento do impacto das chuvas. Visitamos algumas casas em que entrou água, mas a situação foi controlada. Temos, inclusive, cadastro para o aluguel social de eventuais famílias que sejam desalojadas, mas até o momento não houve nenhum desabrigado ou desalojado”, explica Daniel José, coordenador municipal da Defesa Civil.
O trabalho preventivo consistiu no mapeamento das áreas de risco, bem como a previsão de população impactada e em quais lugares, de modo a evitar maiores danos ou dar resolução aos estragos correntes.
Áreas atingidas
As águas caíram com força tanto no Centro como em localidades mais afastadas como Retiro Grande e Quitérias, onde famílias tiveram trabalho dobrado para retirar água de suas casas.
Uma equipe com agentes da Defesa Civil Municipal, Secretaria de Infraestrutura e Secretaria de Assistência Social está de plantão.
A Prefeitura Municipal espera que uma comitiva da Defesa Civil do Estado possa visitar Icapuí para acompanhar os danos.
“Estamos dia e noite rodando por toda a cidade para conferir a situação de perto e tomar as providências, felizmente os danos sociais são menores, graças ao trabalho preventivo desde o fim do ano passado, isso reduziu o risco de famílias desabrigadas”, afirma o prefeito Lacerda Filho.
Previsão
De acordo com a Fundação Cearense de Ciência, Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), há nebulosidade variável com possibilidades de chuvas no Litoral Leste, com chances de mais chuvas em Icapuí, como em todas as regiões do Estado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário