SP, RJ e BA são os primeiros estados a estenderem a vacinação a todos os seus municípios ( Foto: Nah Jereissati ) |
por Folhapress
A área de recomendação para a vacina da febre amarela agora estende-se para todo o território nacional. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.
Segundo o ministro, a ampliação da vacina será gradual, com duração de um ano -a conclusão está programada para abril de 2019. A medida é preventiva, para imunizar a população em caso de um aumento da área de circulação do vírus.
A pasta informa que serão 77,5 milhões de pessoas vacinadas em todo o País, justamente a estimativa de não vacinados nas novas áreas. Parte do Nordeste, Sul e Sudeste ainda não estavam nas áreas de vacinação.
SP, RJ e BA são os primeiros estados a estenderem a vacinação a todos os seus municípios. A expectativa é que até abril de 2019, 1.586 municípios estejam incluídos como áreas com recomendação de vacina, atingindo 100% do território nacional.
Em julho, os três estados do Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) iniciam a vacinação em todos os seus municípios. Em janeiro de 2019, ela é estendida aos estados do Nordeste (Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte). Maranhão não será contemplado por já ser previamente área de recomendação da vacina.
O ministério informa que desde janeiro de 2017 até o momento já foram enviadas 68,9 milhões de doses a todas as unidades da federação, das quais 23,8 milhões foram neste ano.
Fracionamento
As doses fracionadas da vacina -mais fracas, para permitir uma oferta maior de doses- seguirão sendo aplicadas apenas nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, os mesmos em que a ampliação já será estendida a todas as cidades. O plano do ministério é vacinar 40,9 milhões de pessoas somados esses três estados.
No restante do Nordeste e no Sul, a população será imunizada com a dose padrão. A extensão da vacinação pretende vacinar 11,3 milhões de pessoas no Sul e 25,3 milhões no Nordeste.
O Ministério da Saúde solicitou ao laboratório produtor da vacina de febre amarela, Bio-Manguinhos/Fiocruz, um aumento de doses para a rotina de vacinação de 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário