terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Fortaleza receberá 270 kits de medicamento contra o HIV

O Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará (UFC), localizado no Rodolfo Teófilo, é um dos três serviços de saúde de todo o Estado que receberão as pílulas ( FOTO: NAH JEREISSATI )
por Nícolas Paulino - Diário do Nordeste
Pessoas expostas mas não infectadas pelo vírus HIV ganharão um reforço para prevenir o agente. No Ceará, três serviços de saúde receberão pílulas da chamada Profilaxia Pré-Exposição (PrEP): o Hospital São José de Doenças Infecciosas, o Hospital Universitário Walter Cantídio e a Clínica Escola de Saúde Unichristus. Segundo recomendação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec), Fortaleza receberá 270 kits de profilaxia, embora estime que, na realidade, 1.437 indivíduos necessitem do tratamento.

A PrEP é uma combinação de dois medicamentos, o Tenofovir e Entricitabina, em um único comprimido, fabricado nos Estados Unidos e comercializado com o nome Truvada, que impede que o HIV se estabeleça e se espalhe pelo corpo. A incorporação do antirretroviral ao SUS foi recomendada pelo Conitec após consulta pública que reuniu 147 contribuições.

A decisão pelo uso do Truvada foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 29 de maio. Quase sete meses depois, o Ministério da Saúde iniciou, no último dia 18, o envio do medicamento para 36 serviços de saúde em 22 cidades brasileiras. Contudo, no Hospital São José, no bairro Parquelândia, a medicação já vinha sendo administrada desde o primeiro semestre, quando a unidade foi escolhida para participar do protocolo de pesquisa nacional da PrEP.

A fase experimental contou com 30 pessoas pertencentes às populações-chave: gays; homens que fazem sexo com homens (HSH); transexuais e travestis; trabalhadores/as do sexo e casais sorodiferentes - quando uma pessoa está infectada pelo HIV e a outra não. No entanto, o simples pertencimento da pessoa a um desses grupos não é suficiente para caracterizá-la como tendo exposição frequente ao HIV.

No Ceará, de janeiro até o último dia 9 de dezembro, foram confirmados 938 casos de infecção por HIV, 557 de Aids e 142 óbitos, de acordo com a atualização semanal das Doenças de Notificação Compulsória, publicada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Em 2016, foram 961 casos de HIV, 677 de Aids e 166 óbitos.

É preciso tomar o comprimido da PrEP diariamente para ficar protegido do HIV. Contudo, a defesa só se inicia a partir do 7º dia para exposição por relação sexual anal e a partir do 20º dia para exposição por relação sexual vaginal. Além disso, a PrEP só pode ser indicada após testagem do paciente para HIV, já que é contraindicada para pessoas já infectadas pelo vírus.

O Ministério da Saúde também alerta que a PrEP não protege o indivíduo de outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como sífilis, gonorreia e hepatites B e C, e muito menos impede a gravidez. Por isso, o uso do preservativo continua sendo a forma mais eficiente de proteção.

O investimento inicial do Ministério da Saúde será de R$ 8,6 milhões para 3,6 milhões de comprimidos, a serem utilizadas pelo período de um ano, aproximadamente. Nesse período, devem ser oferecidas 7 mil profilaxias em todo o Brasil.

Testagem

A PrEP faz parte de um conjunto de ações preventivas contra o HIV. Existem ainda a testagem regular; testes durante o pré-natal; testagem e tratamento de outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) e das hepatites virais; uso de preservativo masculino e feminino e profilaxia pós-exposição ao HIV (PEP).

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil é o primeiro País da América Latina a utilizar a estratégia de prevenção como política de saúde pública.

Mais informações

Clínica Escola de Saúde Unichristus: Av. Padre Antônio Tomás, 3404;
Hospital São José de Doenças Infecciosas: Rua Nestor Barbosa, 315, Parquelândia;
Hospital Universitário Walter Cantídio: Rua Capitão Francisco Pedro, 1290, Rodolfo Teófilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário